Saúde entrega mais de 18 mil cartelas de anticoncepcionais no Estado

Atendimento será realizado pela Unidade Básica de Saúde da cidade

sex, 24/08/2007 - 15h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde finalizou a primeira remessa de 18.340 cartelas de pílulas do dia seguinte (36 mil comprimidos) para municípios do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, por meio do Programa Dose Certa. A entrega dos produtos à população será realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. A distribuição das pílulas faz parte do programa de saúde da mulher e planejamento familiar para o quadriênio 2007-2010, lançado no início do ano. Na capital, pílulas do dia seguinte e anticoncepcionais comuns estão à disposição em 20 unidades da Farmácia Dose Certa, situadas em locais de fácil acesso – estações de Metrô, trem, ônibus e centros de saúde.

Para retirar o medicamento é preciso apresentar receita médica com o nome do princípio ativo: Levonorgestrel 0,75 mg. “A pílula do dia seguinte é o último recurso para evitar gravidez, e é assim que deve ser utilizada, sempre com receita médica”, afirma o secretário Barradas Barata. No mês de julho, a secretaria iniciou a distribuição gratuita de anticoncepcionais comuns e DIUs no interior e em municípios do litoral. A entrega dos métodos contraceptivos aos municípios é feita pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) – laboratório oficial do governo estadual. 

Capacitação – Faz parte também das ações da secretaria, em seu programa de saúde da mulher, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Essa ação permite o diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero. O primeiro mutirão de mamografias foi realizado em maio. Haverá ainda a capacitação de profissionais de saúde em todo o Estado para atendimento às mulheres, com ênfase no pré-natal. O programa abrange a implantação de serviços de diagnóstico para atendimento às mulheres em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) a serem instalados no interior e no litoral.

O atendimento às vítimas de violência será expandido. Unidades do Projeto Bem-Me-Quer, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, irão para o interior paulista, para possibilitar tratamento médico e apoio psicológico. O projeto funciona no Hospital Pérola Byington, na capital, e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. 

Da Secretaria de Estado da Saúde