Saúde dá dicas de alimentação para combater envelhecimento

Alimentos ricos em vitaminas A, C e E podem ser incluídos na dieta para evitar o aparecimento de rugas e mau funcionamento do organismo

sex, 01/01/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria Saúde indica alguns alimentos que podem ser incluídos na sua dieta para evitar o aparecimento de rugas e o mau funcionamento do corpo. Inclua alimentos ricos em vitaminas A, C e E – eles podem ajudar a combater o envelhecimento, com a eliminação dos radicais livres, que danificam células saudáveis do organismo.

“Os alimentos antioxidantes contêm substâncias capazes de inibir a oxidação, protegendo, desta forma, os sistemas biológicos dos efeitos nocivos que levam à oxidação de macromoléculas ou estruturas celulares”, afirma a nutricionista e coordenadora do Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Cristiane Kovacs.

Entre os alimentos antioxidantes que contêm a vitamina A estão a cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, vegetais folhosos verde-escuro. Os alimentos ricos em vitamina E são os óleos vegetais (germe de trigo, girassol, soja, etc.), ovos, abacate e brócolis. Já os que contêm vitamina C são as frutas cítricas (laranja, limão), morango, kiwi, mamão papaia, acerola, pimentas vermelhas, brócolis e couve-de-bruxelas.

Esses alimentos ajudam a evitar disfunções neurológicas, prevenir o câncer e podem agir como antinflamatório. Mas fique atento: a ingestão dessas vitaminas deve ser controlada para evitar a hipervitaminose. O ideal é que a pessoa procure um nutricionista para que ele identifique as condições do seu organismo.

Veja um cardápio rico em alimentos antioxidantes:

Café da manhã
Leite desnatado
Pão Integral
Creme vegetal rico em fitosterol
Goiaba
Granola

Lanche da manhã
Mamão
Farelo de aveia

Almoço/jantar
Alface
Cenoura cozida
Tomate
Azeite de Oliva
Arroz
Feijão
Sardinha grelhada
Legumes refogados
Óleo de canola para cozer os alimentos
Manga
Suco de caju

Da Secretaria da Saúde