Saúde convoca população para doar sangue antes do Carnaval

Objetivo é garantir estoques para o feriado prolongado, período de movimento e acidentes nas estradas

sex, 25/02/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde está convocando os paulistas a doarem sangue no período pré-Carnaval. O objetivo é reforçar os estoques dos hemocentros no Estado.

Em feriados prolongados, como o de Carnaval, os estoques dos bancos de sangue chegam a baixar 30%. Neste período, geralmente aumenta o número de casos nos quais há necessidade de sangue, como atendimentos de emergência a vítimas de acidentes, por exemplo.

Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede estadual, afirma que, com a falta de sangue, vários serviços são prejudicados. “A realização de cirurgias, por exemplo, pode ser afetada. Vale lembrar que este é um gesto de solidariedade, que pode salvar vidas e que o procedimento é totalmente seguro”, diz ele.

O doador deve ter idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, estar bem alimentado e apresentar documento original, com foto. Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade, seja portador de hepatite B, hepatite C, Aids e usuários de drogas injetáveis.

A lista com endereços dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sp.gov.br.

Da Secretaria da Saúde