Saúde convoca mães para doarem leite materno

Profissionais do banco de leite retiram o alimento na residência da doadora

ter, 14/07/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde convoca mulheres que estão amamentando para serem doadoras voluntárias de leite materno. É que durante o inverno e o período de férias, as doações caem, em média, 20%.

As interessadas devem entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência. Feito isso, elas farão um pré-cadastro e passarão por uma avaliação médica na própria residência. Se estiver apta para se tornar uma doadora, os profissionais do banco de leite passarão a retirar as doações na casa da doadora.

Ela receberá toda a orientação necessária para retirar e armazenar o leite de maneira correta. “A amamentação é importante e as mulheres podem doar o excedente de leite”, diz Maria José Guardia, coordenadora dos bancos de leite do Estado.

As mulheres consideradas potenciais doadoras devem estar em período de amamentação, ter boa saúde, não usar nenhum medicamento e ter os exames sorológicos do pré-natal em dia.

O leite materno doado é pasteurizado, submetido a controle de qualidade e distribuído aos bebês impossibilitados de receber o leite do seio da mãe. Por conter as propriedades nutricionais e imunológicas do leite materno, o desenvolvimento dos recém-nascidos ocorre mais rápido.

Existem 50 centros especializados para coleta excedente de leite materno no Estado. A doação de leite humano, além de ajudar as crianças, beneficia também a própria doadora, que reduz o risco de câncer de mama e ovários, previne a osteoporose e volta ao peso mais rapidamente.

A lista com todos os bancos de leite do Estado está disponível no site www.fiocruz.br/redeblh