Saúde: Conheça o Manual de Sucos da Codeagro

Cartilha também tem informações de como selecionar as melhores frutas e receitas de diversos sucos e vitaminas

dom, 23/06/2019 - 16h33 | Do Portal do Governo

Quem quer se alimentar melhor pode começar com pequenas mudanças. Um bom começo é substituir sucos industriais por sucos naturais feitos em casa. Para auxiliar na preparação, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, desenvolveu o Manual de Sucos.

Na publicação é possível encontrar informações sobre como escolher as melhores frutas e receitas não apenas de sucos, mas também de vitaminas.

Na hora da compra, procure escolher sempre frutas de casca firme, sem amassados, furos ou manchas. Se preferir, sucos de legumes ou hortaliças também são uma ótima opção, mas fique atento se estão frescos, têm aparência brilhante e viçosa e cor uniforme. Certifique-se de que estão livres de manchas ou rachaduras, pois podem estar estragados ou com vermes.

Ao chegar em casa, mantenha as frutas sob refrigeração até o momento do uso, com exceção da banana. No caso dos legumes e hortaliças, prefira usar no mesmo dia da compra para se obter mais dos nutrientes que eles carregam. Caso não seja possível, mantenha-os em sacos plásticos próprios na parte de baixo da geladeira, sem encostar nas paredes para que não umedeçam.

A hora da lavagem é essencial para o consumo, pois evita o contato com produtos químicos que podem fazer mal à saúde. Frutas, legumes e verduras devem ser lavados em água corrente, a fim de retirar qualquer resíduo de terra, pequenos insetos ou contaminantes químicos. Depois, deixe-os de molho em uma mistura de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água, durante 30 minutos, e passe pela água corrente novamente.

Como são sucos naturais, o sabor já é doce naturalmente. Porém, se achar necessário, pode adicionar açúcar ou adoçante, a seu gosto. Para quem procura adotar hábitos mais saudáveis, uma alternativa ao açúcar refinado é o açúcar mascavo, que contém menor valor calórico e fornece boas doses de fósforo e potássio, ou até mesmo o mel, excelente na produção de vitaminas B e C.