Saúde começa operação pente fino contra dengue

Conheça os municípios que participam da ação, que começa em setembto

qua, 22/08/2007 - 11h40 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia em setembro uma programação especial contra a dengue no Estado de São Paulo. Batizada de “Operação Pente Fino”, a medida tem como objetivo agir nos próximos três meses, durante o período de “entressafra” do mosquito transmissor (Aedes aegypti) para evitar que a doença retorne com força no próximo verão.

Profissionais da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) irão concentrar ações em 75 municípios considerados prioritários. São cidades que tiveram grande número de casos ou alta incidência (por 100 mil habitantes) de dengue nos últimos três anos. Também serão incluídos municípios que ainda registram transmissão da doença nesta época de frio, além de locais turísticos, com grande fluxo de pessoas ao longo do ano.

Para reforçar esta ação a Secretaria acaba de contratar um efetivo de 110 profissionais, dos quais 90 desinsetizadores, que integrarão o quadro fixo da Sucen. Além disso, serão colocados à disposição dos municípios equipamentos de combate à dengue, incluindo 30 novos carros e 30 borrifadores (atomizadores costais), recém-adquiridos pela pasta especialmente para esta operação.

Dos 75 municípios, 25 já foram definidos (veja lista abaixo). Os demais deverão ser anunciados na próxima semana. A partir desse levantamento, a Secretaria irá entrar em contato com cada secretaria municipal de Saúde para verificar quais são as dificuldades no combate ao mosquito, prestar orientação e, se necessário, deslocar uma equipe estadual, o chamado “Esquadrão Anti-Dengue”, para ações de campo.

Dentre os trabalhos que serão realizados durante a operação estão o controle de imóveis estratégicos (cemitérios, depósitos, ferros-velhos e prédios comerciais, por exemplo), auxílio na visita casa a casa, levantamento do nível de infestação de larvas do mosquito e ações para bloquear a transmissão da doença.

“Estamos fazendo a lição de casa para evitar que a dengue volte a atacar os paulistas no próximo verão. Com a colaboração dos municípios e apoio da população, esperamos reduzir sensivelmente o número de casos da doença em 2008”, afirma o coordenador da Sucen, Affonso Viviani Júnior.

Neste ano até agora foram registrados no Estado de São Paulo 59.498 casos de dengue. O clima quente e chuvoso do verão, aliado à circulação mais intensa do vírus tipo 3 da dengue e à proximidade com o Estado do Mato Grosso do Sul (que vive a pior epidemia de sua história) são os principais motivos para o cenário paulista atual.

Municípios já definidos Andradina

Araçatuba

Bauru

Bebedouro

Birigui

Campinas

Caraguatatuba

Cubatão

Guarujá

Guarulhos

Hortolândia

Ilha Solteira

Lins

Marília

Mirassol

Olímpia

Praia Grande

Ribeirão Preto

São José do Rio Preto

Santos

São Paulo

São Vicente

Sumaré

Ubatuba

Votuporanga

Da Secretaria da Saúde