Saúde combate infestação do ‘mosquito da banana’

Picada provoca irritação na pele; mosquito também transmite vírus que provoca febre

sáb, 30/01/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, por meio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), vai realizar um estudo inédito na região do Vale do Ribeira para mapear a infestação de uma espécie de mosquito que tem a sua proliferação ligada à cultura da banana.  O objetivo é descobrir a origem da infestação e evitar que se espalhe para outras regiões do Estado.

Denominados de mosquitos culicóides, são chamados popularmente de “maruim” ou “porvinha”. A picada causa irritação na pele e incômodo. O mosquito também é vetor do vírus oropouche, causador de febre com o mesmo nome, mas que não foi registrada em São Paulo.

Desde a semana passada, uma equipe da Sucen realiza trabalhos nas cidades de Pedro de Toledo e Miracatu, origem das primeiras notificações de ataques, em 2007.

Equipados com aparelhos GPS, os técnicos vão definir as coordenadas dos pontos com maior infestação para, por satélite, descobrir as características destes lugares e definir estratégias de combate. “Podemos descobrir a proximidade das pessoas afetadas dos bananais e o sentido do vento daquela região. Com isso verificaremos se ele influencia na chegada destes animais em perímetro urbano”, afirma o engenheiro de operações de campo da Sucen, Marcos da Silva.

Em análise preliminar, os pesquisadores consideram que a infestação possa ter ocorrido por algum desequilíbrio ambiental ou ainda a aparição de uma espécie nova do mosquito. A orientação para os moradores de regiões afetadas é para que evitem deixar próximos às casas detritos orgânicos em decomposição, ideais para a proliferação do culicóide. A utilização de telas nas janelas e repelentes também é recomendada.

Da Secretaria da Saúde