Saúde capacita profissionais de Araraquara para prevenção contra câncer

100 profissionais da região serão treinados pela Fundação Oncocentro para prevenir câncer de mama e de colo uterino

seg, 06/08/2007 - 16h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Fundação Oncocentro (Fosp), realiza nesta terça e quarta-feiras, 7 e 8 de agosto, das 8h às 17h, uma mega-capacitação para prevenção de câncer de mama e de colo de útero. Cerca de 100 profissionais de saúde da região de Araraquara serão treinados.

O curso é dirigido a enfermeiros, auxiliares de enfermagem, ginecologistas e médicos do Programa de Saúde da Família da rede básica de 25 municípios da região de Araraquara.

Durante dois dias serão fornecidas informações sobre câncer de colo uterino e de mama, procedimentos para a coleta de exames, como o Papanicolau. Além disso, o curso inclui orientações sobre diagnóstico citológico, culturas clínicas e rotinas administrativas.

Dos 100 participantes, 21 serão multiplicadores do treinamento prático_ estes irão a Jaú, durante três dias de setembro, para participar do treinamento prático no Hospital Amaral Carvalho. O objetivo do treinamento prático é que, ao retornar aos municípios de origem, os multiplicadores treinem os demais profissionais de saúde.

No curso prático, cada profissional atuará por três dias na coleta de Papanicolau e na orientação sobre o auto-exame de mamas.

O treinamento de Araraquara acontecerá no Sesc Araraquara, que fica na rua Castro Alves, 1315 – Carmo – Araçatuba.

Da Secretaria da Saúde