Saúde: Amanhã, quarta-feira, é o Dia D da vacinação contra paralisia infantil

Postos fecharão nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi; cidades podem determinar feriado também na sexta-feira

ter, 13/06/2006 - 11h06 | Do Portal do Governo

Esta quarta-feira, 14 de junho, será decisiva para a Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil no Estado. Com os postos fechados na quinta-feira, 15 de junho, feriado de Corpus Christi, e possivelmente na sexta-feira (seguindo determinação das prefeituras, que esperam chegar à meta até amanhã), a quarta-feira transformou-se praticamente no último dia para imunizar crianças com menos de cinco anos, público-alvo da campanha.

A Secretaria de Estado da Saúde recomendou a prorrogação da vacinação até sexta-feira, 16 de junho, nas cidades que não atingiram a meta de 95% de adesão. Os postos de saúde desses municípios (veja lista abaixo) continuam oferecendo as gotinhas para as crianças.

Na primeira fase da campanha, realizada no sábado, 10 de junho, foram vacinadas 2.806.816 de crianças, 86,2% das cerca de 3,2 milhões no Estado. O resultado é percentualmente melhor que o da primeira fase de 2005, quando 86% foram imunizadas (antes da prorrogação).

“A Secretaria indicou a prorrogação para proteger as crianças que ainda não foram imunizadas. É de extrema importância que os pais levem seus filhos ainda não vacinados aos postos de saúde. Esta quarta é um dia muito importante para chegarmos à meta de 95% de adesão”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

Em São Paulo o último caso da doença ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio.

Veja as cidades que não atingiram a meta de 95%

Da Secretaria da Saúde