Saresp será foco das ações escolares no segundo semestre

Durante dois dias foram planejadas ações regionais para o Dia do Saresp

qua, 01/07/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 850 professores coordenadores de oficinas pedagógicas (PCOPs) e supervisores das 91 Diretorias de Ensino do Estado participaram de uma série de reuniões sobre o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saresp). O evento, que terminou nesta terça-feira, 30, contou com a presença do secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Durante o encontro, foram definidas as ações que as 5.300 escolas estaduais devem desenvolver para executarem o Dia do Saresp – que tem como objetivo discutir melhorias a serem alcançadas por meio desta avaliação estadual. 

Para subsidiar o debate e a análise de dados, a pasta desenvolveu uma série de publicações especiais sobre a avaliação estadual. Os resultados de 2008 foram apresentados e analisados durante o evento.

A avaliação será o principal enfoque dos educadores da rede estadual para o segundo semestre. No encerramento do encontro, Paulo Renato Souza enalteceu a importância da realização de exames educacionais nacionais e internacionais. “Avaliações são instrumentos importantes para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais. São Paulo é pioneiro nessa articulação que envolve currículo pedagógico, avaliações e índices”, afirmou.

O secretário destacou ainda a importância dos índices obtidos com a realização de sistemas como o Saresp. “Os índices do Saresp são uma importante referência para as escolas saberem como estão, onde querem chegar e o que devem fazer para alcançarem seus objetivos”, disse.

O que é Saresp

O Saresp é um exame aplicado aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos.

Este ano as provas acontecerão entre os dias 10 e 12 de novembro. O resultado da avaliação tem implicação direta no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede.

As disciplinas avaliadas no Saresp 2009 serão língua portuguesa, matemática e ciências humanas. Só na rede estadual, o Saresp deve atingir cerca de 2 milhões de alunos em 5.300 escolas.