SAP celebra dez anos da Coordenadoria de Reintegração Social

Secretaria da Administração Penitenciária tem ampliado programas e serviços que abrangem diversos setores da sociedade

ter, 05/03/2019 - 13h47 | Do Portal do Governo

Ligada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) completou, em fevereiro, dez anos de atividades, com foco no desenvolvimento de ações para reintegrar os reeducandos sob custódia do Estado.

A solenidade de aniversário, realizada no último dia 20, teve participação do secretário da SAP, coronel Nivaldo César Restivo, que acompanhou apresentações do grupo musical da pasta, composto por funcionários. Os convidados também participaram de uma palestra ministrada por Wellington Nogueira, da Organização Doutores da Alegria.

O público assistiu a um vídeo institucional com depoimentos de egressos do sistema penitenciário, que narraram suas vidas atualmente e contaram como voltaram à sociedade e às famílias, com emprego e estudo.

De acordo com o secretário, a CRSC tem papel preponderante na ressocialização do preso. “O Estado, na vanguarda do trato das questões penitenciárias, vem inovando e tem feito difusão de doutrina e conhecimento para todo o Brasil. Isso mostra que São Paulo não se limita a fazer a custódia de apenados”, salientou o coronel Nivaldo César Restivo.

Programas

Chefiada por Mauro Rogério Bittencourt, que agradeceu a toda a equipe, a CRSC foi criada pelo decreto nº 54.025 de 16 de fevereiro de 2009. Ao longo dos anos, a coordenadoria tem ampliado programas e serviços que abrangem diversos setores da sociedade, além de adotar, como premissa, medidas para diminuir a exclusão e segregação do preso.

No discurso, o secretário também enfatizou as ações do programa Escola+Bonita, do Governo Paulista, que teve início na Escola Estadual Dona Ana Rosa de Araújo. A iniciativa, que capacita reeducandos em regime semiaberto, reforma unidades da rede pública do Estado de São Paulo.