São Paulo vai abrigar o Museu Rei Pelé

Os detalhes foram definidos nesta quinta-feira, 23, em encontro do governador Serra com Pelé

qui, 23/08/2007 - 19h17 | Do Portal do Governo

O governador José Serra deu a boa notícia aos amantes do futebol: São Paulo vai abrigar o Museu Rei Pelé. Os detalhes foram definidos na tarde desta quinta-feira, 23, após audiência entre Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e o governador de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.

E o local escolhido também é uma homenagem ao mineiro de Três Corações: Santos, cidade no Litoral Sul paulista que projetou o atleta para o mundo. “Construir em Santos o Museu Pelé com um arquivo imenso só vai acrescentar ao patrimônio histórico de São Paulo e do Brasil”, observou José Serra.

Acostumado a festejar gols, desta vez o ex-jogador do Santos comemorou o sinal verde do governador José Serra para acelerar o trâmite do processo. “Ninguém está mais satisfeito do que eu com esta possibilidade”, afirmou o “Rei”.

Pelé contou que a idéia do Museu surgiu depois de uma reunião com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, que participou da audiência no Palácio dos Bandeirantes. “Ele me disse que tínhamos que conversar com o Serra. Aliás, estou aqui no meio de dois palmeirenses, mas eu confio neles”, brincou Pelé.

Riqueza

O acervo do “Rei” será reunido num prédio estadual que passará para a Prefeitura de Santos. Lá, o público poderá ver de perto camisas de clássicos da década de 60 entre Santos e Corinthians. Entre as quais a do confronto de dezembro de 1958, quando os santistas bateram os corintianos por 6 x 1 com quatro gols de Pelé.

Outra preciosidade a ser armazenada no Museu Rei Pelé será a camisa da primeira partida que ele disputou pela seleção canarinho na Copa do México de 70 quando o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 4 x 1, com dois gols de Jairzinho, um de Pelé e um de Rivelino. “O Brasil merece e eu me orgulho disso. É um mérito da seleção brasileira. Estou fazendo o possível para deixar tudo exposto”, concluiu Pelé.

Haverá ainda chuteiras, troféus, e calções usados por Pelé nos jogos das quatro copas disputadas pelo atacante: Suécia 1958, Chile 1962, Inglaterra 1966 e México 1970.

Cessão

O projeto de lei que autoriza a cessão do prédio será enviado pelo governador Serra à Assembléia para análise dos deputados nos próximos dias. Caso seja aprovado, o prédio construído em 1865 no centro histórico de Santos será restaurado com investimento previsto inicialmente em R$ 16 milhões. Os recursos serão captados junto a iniciativa privada pelo ex-jogador nos próximos doias anos, prazo estimado para a conclusão das obras.

O projeto arquitetônico do museu também foi apresentado ao governador Serra. “O prédio em ruínas tem um grande valor histórico. Esse projeto faz parte da recuperação do patrimônio histórico de Santos em relação ao qual me sinto especialmente engajado”, frisou o governador José Serra.

Ele recordou do projeto de construção do Museu do Futebol iniciado na sua gestão a frente da Prefeitura de São Paulo. “Vamos ter uma interação extraordinária, inclusive com a troca de acervo”, disse Serra. “É um museu para o Brasil”, acrescentou Pelé.

“A construção desse museu é um sonho antigo de Santos porque o Pelé fez toda sua carreira lá. Estamos unindo a vontade do Pelé e a disposição do governador Serra com o processo de revitalização da região histórica de Santos”, avaliou Papa.

Antes de encerrar a coletiva de imprensa o governador Serra descontraiu. “O Pelé disse e todos que estavam na sala ouviram: o time que criava mais dificuldade para o Santos era o Palmeiras”, provocou Serra numa referência ao seu time de coração.

Cleber Mata