São Paulo: um Estado de Leitores abre nova sede

Cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário-adjunto da Cultura e colaboradores do programa estadual de incentivo à leitura

ter, 29/05/2007 - 8h02 | Do Portal do Governo

Foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 28, a nova sede do São Paulo: um Estado de Leitores, programa estadual de incentivo à leitura. O evento, comandado pelo coordenador do projeto José Luiz Goldfarb, contou com a presença do secretário-adjunto da Cultura, Ronaldo Bianchi, da vice-presidente da fundação Vitor Civita, e ex-Secretária de Cultura do Estado, Claudia Costin, e de José Mindlin, além de diretores da Abaçaí Cultura e Arte, gestora do programa, e de representantes dos patrocinadores da nova sede: Fundação Volkswagen, Energias do Brasil e Colégio Renascença.

Ronaldo Bianchi, em seu discurso, disse que “esta é a casa onde começa a liberdade já que o hábito da leitura liberta a sociedade da ignorância, do jugo autoritário e abre espaço para os futuros leitores”. José Mindlin foi chamado ao microfone e ressaltou a importância da difusão da leitura como forma de criar um eleitorado consciente na sociedade.

Claudia Costin foi homenageada com uma placa, oferecida pelo secretário-adjunto em nome da Secretaria de Cultura, e destacou, entre outros pontos, a importância do incetivo à leitura para os jovens, através do exemplo dado pelos pais. O evento contou com um número do cordelista Cesar Obeid, que tocou um repente ao violão em homenagem a todos os colaboradores presentes.

A nova sede do programa São Paulo: um Estado de Leitores está localizada a poucos metros da Estação Júlio Prestes, onde está instalada a Secretaria de Estado da Cultura e a Sala São Paulo. O novo espaço do Projeto inclui um salão térreo com 150 m2 onde será feita triagem de livros para bibliotecas e salas de leitura do Estado, e um andar superior que abrigará toda a equipe do programa.

O São Paulo: Um Estado de Leitores foi criado em 2003 para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do Estado sem Bibliotecas Públicas foi uma das mais importantes metas do projeto. A ação foi um fruto de esforço conjunto da Secretaria de Estado da Cultura com a prefeitura dos municípios e a iniciativa privada.

Segundo o coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb, a instalação da nova sede será fundamental para deixar ainda melhor o funcionamento do Programa e dará mais qualidade para a organização desse trabalho. “Após quatro anos de atendimento a centenas de municípios do Estado, será de grande valia para o Projeto este novo espaço, pois, assim, poderemos continuar incentivando a população, com uma melhor infra-estrutura, e continuar levando o incentivo à leitura para as comunidades mais carentes do nosso Estado”.

São Paulo, um Estado de Leitores

Rua do Triunfo, 301/305 – Bairro Luz

São Paulo – SP

Telefone: 11 – 3331-5549

Site: www.leialivro.com.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(R.A.)