São Paulo recebe áreas aquícolas e aumentará produção de peixes

Áreas cedidas estão localizadas nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira, Jaguará e Capivara como também na Enseada de Búzios

seg, 30/09/2013 - 17h32 | Do Portal do Governo



Aproximadamente 70 hectares de áreas aquícolas, destinadas ao cultivo de pescado de água doce e salgada e um dos segmentos da produção animal que mais cresce no mundo, foram entregues pelo Governo Federal, ao Governo do Estado de São Paulo nesta segunda-feira, 30. A partir da cessão de uso de águas aos aquicultores paulistas, será possível a produção de mais de 17 mil toneladas de pescado por ano no Estado.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“É uma excelente alternativa para propriedades menores. Isso tem importância social, porque não precisa ter muita terra para produzir peixe e importância econômica, porque é renda, emprego e postos de trabalho, agregação de valor e saúde”, disse o governador Geraldo Alckmin, durante cerimônia que reuniu também o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.

As áreas cedidas, por meio de licitação, estão localizadas nos reservatórios das usinas hidrelétricas de Ilha Solteira, Jaguará e Capivara como também na Enseada de Búzios. Os aquicultores que vão receber o certificado de cessão das áreas terão o direito de uso das águas da União por 20 anos.

Já nos próximos seis meses deverá estar concluído o sistema de sinalização náutica da área, onde serão criados peixes das espécies tilápia, pintado e bijupirá. Alckmin destacou que os novos licenciamentos aumentarão, de maneira substancial, a produção do Estado.

“Nós estamos acelerando o licenciamento com menos burocracia, preservando o meio ambiente, para estimular a produção. Hoje nós temos uma produção de menos de 20 mil toneladas ano e podemos chegar a 200 mil toneladas ano”, completou o governador.

Do Portal do Governo do Estado