São Paulo realiza tradicional Desfile Cívico de 7 de setembro

Fanfarra e carros históricos marcaram as comemorações dos 191 anos da Independência do Brasil

sáb, 07/09/2013 - 13h30 | Do Portal do Governo

Carros históricos das Polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo e fanfarras comandadas por alunos da rede estadual de ensino foram algumas das atrações do Desfile Cívico de 7 de Setembro em São Paulo, neste sábado, 7, dia em que se comemora os 191 anos da independência do Brasil, um dos feriados nacionais mais importantes do país. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“Uma alegria redobrada porque a independência política do Brasil e a soberania brasileira foram conquistadas aqui em São Paulo. Nós os brasileiros de São Paulo estamos hoje duplamente honrados e felizes. A nossa tarefa cotidianamente é construir uma sociedade justa do ponto de vista social e promover o desenvolvimento do ponto de vista econômico. Esse é um desafio permanente”, destacou o governador Geraldo Alckmin durante o evento no Sambódromo do Anhembi.

História 

No dia 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, localizado na região onde se encontra atualmente o bairro do Ipiranga, em São Paulo, D. Pedro I, então príncipe regente, expressou sua decisão bradando independência ou morte, ato que acabou historicamente conhecido como o episódio do Grito do Ipiranga. Com esse ato simbólico, o longo processo de emancipação política do Brasil chegava ao seu ponto decisivo. 

Do Portal do Governo do Estado