São Paulo oferece curso de Iniciação Política para a população

O curso é gratuito e terá participação de 175 pessoas que se inscreveram antecipadamente

sex, 31/07/2009 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), promove o curso de “Iniciação Política”, a partir deste sábado, 1º de agosto, às 9 horas, no CIC Oeste. O evento é uma parceria entre Secretaria da Justiça, Instituto do Legislativo Paulista, Fundação Mário Covas e Fundação Konrad Adenauer. Com um total de 175 inscritos, o curso será ministrado para professores de escola pública, policiais militares, líderes comunitários e profissionais do 3º setor.

De acordo com a coordenadora estadual do CIC, Maria Isabel Lopes Cunha Soares, ao participar do curso de Iniciação Política, o cidadão poderá ter uma visão mais clara da estrutura política do Brasil. Isso também poderá ajudá-lo a contextualizar o país em um mundo globalizado. “Se o cidadão se aperfeiçoa, seu papel na sociedade se torna mais consciente e, consequentemente, mais ativo”.

Sobre o CIC 

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que proporciona o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para isso, conta com 10 postos fixos localizados em regiões periféricas das cidades de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Nas unidades do CIC, a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e participa ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas, oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Programação

1º de agosto
Aula 1 (das 9h00 às 10h30) – O conceito de Democracia – Humberto Dantas
Aula 2 (das 10h50 às 12h20) – Política e Futuro – Humberto Dantas
Local: EMEF Deputado Roge Ferreira

8 de agosto
Aula 3 (das 9h00 às 10h30) – “De Vargas a Lula” – José Paulo Martins Júnior
Aula 4 (das 10h50 às 12h20) – Política, Partido e Eleição – José Paulo Martins Júnior
Local: Colégio Prígule 

15 de agosto
Aula 5 (das 9h00 às 10h30) – Política e Organização Social – Humberto Dantas
Aula 6 (das 10h50 às 12h20) – Ética e Política        – Izaías José de Santana
Local: Colégio Prígule

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania