São Paulo larga na frente na introdução do acesso rápido à internet nas escolas

nd

qui, 31/08/2000 - 17h38 | Do Portal do Governo


3,3 milhões de alunos e 100 mil professores de cerca de 500 municípios serão beneficiados

O acesso rápido à Internet, sem discagem, começou a ser instalado em 2.170 escolas da rede pública estadual de São Paulo, beneficiando alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Médio. O governador Mário Covas e o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, participaram, nesta quinta-feira, dia 31, da solenidade de assinatura de convênio entre a Secretaria da Educação e a Telefônica, para início da primeira conexão de alta velocidade do país, implantada em escolas públicas da rede estadual. A parceria vai possibilitar o acesso à Internet, 24 horas por dia, com velocidade maior que a de uma linha convencional.
O evento aconteceu no Instituto de Educação Infantil Professor Ascendino Reis, Tatuapé, Zona Leste da Capital, e que é uma das quatro escolas do primeiro grupo a ser conectado. Serão 40 unidades de ensino com acesso à rede mundial entrando em funcionamento até o final de setembro. Até o final do ano, o mesmo acesso rápido será estendido a mais 100 escolas e a 35 Núcleos Regionais de Tecnologia em Educação formados numa parceria dos governos federal e estadual.
Covas lembrou, para uma platéia lotada de estudantes, que teve o privilégio de estudar em escola pública, e ressaltou que na sua gestão a carga horária passou de quatro para cinco horas aula por dia. ‘O Estado tem trabalhado para oferecer condições de igualdade entre os jovens da rede pública e os de escolas particulares; por isso nestes cinco anos fizemos uma revolução no ensino’, disse.
Essas 2.170 escolas já tinham acesso à Internet, só que da forma tradicional, por meio de discagem via telefone, desde que receberam o kit de informática do Governo paulista entre 1997 e 1998. Elas possuem salas ambiente de informática equipadas com cinco a 10 microcomputadores, impressoras, scanners, câmeras de vídeo, CD-Rom e acervo de 42 títulos de softwares educacionais.
A terceira etapa de implantação da Internet de acesso rápido se dará até abril de 2001, quando o projeto será implantado definitivamente em 400 estabelecimentos de ensino. E, até dezembro de 2001, o projeto chegará às 1.670 escolas restantes.
Esse acesso pioneiro iniciado em São Paulo em breve deverá ser estendido para outros Estados, disse o ministro da Educação. A tecnologia que começa a ser implantada vai permitir o uso da Internet por meio dos 30 mil computadores da rede pública estadual que já instalados nas escolas públicas e com conexão por meio de linha telefônica. A implantação deverá gradualmente se estender a todas as escolas públicas, possibilitando aos alunos um aprendizado na área da informática mais eficiente e socialmente mais justo.
A secretária da Educação, Rose Neubauer, disse que o acesso rápido vem consolidar a importância do acesso à informação por meio da informática e lembrou que este é apenas mais um dos benefícios que a gestão Covas oferece aos estudantes. ‘Com projetos como este, diminuímos a evasão escolar. Dos jovens com idade superior a 15 anos, 93% freqüentam as escolas.’, informou.
Para preparar melhor os professores que irão utilizar o sistema já está em andamento na Secretaria Estadual da Educação uma grande operação de capacitação do magistério paulista, que vem sendo realizada nos 36 Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional, em parceria com o Ministério da Educação para capacitar em informática 108 mil professores. Outros 13 mil aprenderam a dominar a Internet no Programa de Educação Continuada.
Além do acesso grátis à Internet, o Terra, provedor de conteúdo do Grupo Telefônica, garantirá e-mail para professores e alunos, hospedagem para web sites das escolas e conteúdo pedagógico. O Grupo Telefônica vai oferecer a essas escolas toda a infra-estrutura necessária para o acesso à Internet em alta velocidade, entre 64 e 512 kilobits por segundo, pelo serviço Speedy e da Rede IP.
Os serviços oferecidos pelo acesso rápido vão permitir também baixar arquivos (downloads) pesados em poucos minutos, além do uso de conteúdos como multimídia, vídeos e sons com muito mais facilidade.