São Paulo lança Termômetro Nacional do Emprego

Ferramenta auxilia na busca por vaga em seis regiões metropolitanas do País

ter, 17/11/2009 - 12h10 | Do Portal do Governo

(atualizado 23 de novembro)

O governo de São Paulo lançou na terça, 17, o Termômetro Nacional do Emprego (www.termometrodoemprego.sp.gov.br) – ferramenta online que calcula a chance de colocação no mercado de trabalho para quem está desempregado.

Trabalhadores de todo o País podem utilizar o Termômetro Nacional do Emprego, que indica a chance de o candidato conseguir trabalho nas regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte. O cálculo tem como base dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Colocamos inteligência para transformar dados em informações de interesse público”, afirmou o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. A ferramenta também indica remuneração e duração médias esperadas do novo trabalho, sendo ele com ou sem carteira assinada. Se for com carteira, os valores são informados de acordo com o ramo de atividade (indústria, comércio, construção e serviços).

“O Termômetro Nacional do Emprego mede a temperatura do mercado de trabalho. As informações produzidas pelos institutos de pesquisa são, em geral, divulgadas num formato sem utilidade direta para o cidadão – que não consegue processá-las. Rompendo com essa tradição, o Termômetro decodifica essas estatísticas para o cidadão”, explica Afif.

Como usar

Para utilizar o Termômetro, o usuário deve acessar o site www.termometrodoemprego.sp.gov.br e informar os seguintes dados: nome ou apelido; idade; sexo; cor/raça; escolaridade; estado civil; se tem filho com menos de seis anos de idade; total de moradores no domicílio; renda familiar; se é responsável pelo domicílio; se já trabalhou; há quanto tempo procura trabalho; quantas horas semanais está disposto a dedicar ao novo trabalho; e em qual das seis regiões metropolitanas quer fazer a pesquisa. 

Fator

O Termômetro Nacional do Emprego oferece ao usuário um resultado na forma de um número, o Fator do candidato ao trabalho, que vai de 0 a 100, indicando a probabilidade de conseguir um trabalho.

Por exemplo: se o fator do usuário for 19, significa que de cada 100 pessoas com perfil parecido com o dele e que também procuram uma vaga 19 delas obtêm sucesso. Ou seja: o usuário do Termômetro tem 19% de chance de conseguir um trabalho – isso em até 30 dias. “Com uma consulta simples e rápida, recebe-se um número, uma informação valiosa para quem está a procura de um emprego”, observa o professor Helio Zylbernstajn, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP).

Outros dois fatores são informados, para duas situações: 1) se a procura durar 60 dias; 2) se a procura durar 90 dias. “Como a chance depende da persistência do candidato, o fator cresce conforme aumenta, também, a duração do período de procura. Assim, o interessado fica sabendo de quanto suas chances aumentam se for mais persistente”, ressalta o professor Zylberstajn.

Além do fator do candidato, o Termômetro também informa o Fator Médio Nacional e o Fator Médio Regional. O primeiro é a chance de sucesso do conjunto de todos os cidadãos desempregados das seis regiões metropolitanas analisadas. Já o fator médio regional representa as chances de sucesso do conjunto dos desempregados de determinada região (São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).

Assim, comparando o seu próprio fator com os fatores médio nacional e regional, o cidadão é informado se tem mais ou menos chances que os demais candidatos. 

Como o fator é calculado

O fator é calculado sempre pela última Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgada pelo IBGE – feita nas regiões metropolitanas trabalhadas. Os últimos dados disponibilizados hoje são de setembro.

O Termômetro utiliza os dados da PME do IBGE acumulados desde 2002. Com base nestes números, projeta as chances de sucesso na busca de trabalho para os próximos 30, 60 e 90 dias.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho