São Paulo impulsiona produção de uva e de vinho de qualidade

O Governo tem realizado ações direcionadas à valorização das vocações regionais

seg, 20/10/2008 - 19h46 | Do Portal do Governo

Acontece na próxima quarta-feira, 22, a partir das 14h30, a instalação da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, no município de São Roque. No evento, também será indicado o seu presidente, Cláudio Góes, e apresentados os principais planos para atuação da câmara no fomento à cadeia vitivinícola no Estado de São Paulo, quando seus principais representantes devem estar presentes. Essa será a 28ª câmara em funcionamento no âmbito da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O objetivo é agregar e ajudar no fortalecimento das diversas cadeias produtivas.

O Governo do Estado tem realizado ações direcionadas à valorização das vocações regionais agrícolas e agroindustriais. Essa câmara reforça o projeto de desenvolvimento da cadeia vitivinícola paulista, fortalecendo a tradição de produção dos municípios de São Roque, Jundiaí, São Miguel Arcanjo e Jarinu. Ele vai ao encontro do que já tem sido trabalhado pelo grupo do Instituto Paulista de Vitivinicultura – SPVinho, parceiro da Secretaria.

Durante o evento, a pesquisadora Adriana Verdi, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura, falará sobre o trabalho desenvolvido como diagnóstico do desempenho dos municípios produtores, caracterização dos vinhos da região segundo os parâmetros estabelecidos pela legislação, capacitação de vitivinicultores para compreensão da variabilidade de microorganismos existentes na uva, no mosto e no vinho, implantação das duas coleções de germoplasma no Instituto Agronômico (IAC/SAA), sendo uma de uvas para vinhos e derivados e outra para porta-enxertos.

REVITALIZAÇÃO DA CADEIA – A instalação da nova câmara é fruto de uma intensa aproximação da Secretaria com os municípios produtores de uva e vinho dessa região do Estado. Uma das ações que tem permitido um maior conhecimento da realidade da cadeia é a realização do estudo “Revitalização da Cadeia Vitivinícola Paulista: Sustentabilidade, Governança e Competitividade”, encabeçado pelo IEA, mas que envolve pesquisadores de todo o “corpo” da Secretaria.

Atualmente na segunda fase, ele pretende colocar São Paulo entre os maiores centros produtores de uvas e vinhos de qualidade, aumentando a produção de ambos e, conseqüentemente, gerando emprego, renda e fixação de famílias nos espaços rurais e periurbanos. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), foi uma iniciativa da prefeitura de São Roque, em parceria com o Sindicato da Indústria do Vinho do município, Secretaria de Agricultura do Estado e Federação das Indústrias do Estado (Fiesp).

A principal característica do projeto, desde o início, tem sido envolver os diversos agentes da cadeia produtiva em busca de estratégias coletivas Os planos são de que os resultados norteiem futuros encaminhamentos de políticas públicas para o setor, com a aplicação pelas prefeituras parceiras.

SERVIÇO:

Instalação da Câmara Setorial da Uva e do Vinho
Dia: 22 de outubro
Horário: 14h30
Local: 16ª Expo São Roque – Recanto da Cascata
End.: Altura do km 60 da Rodovia Raposo Tavares
Bairro Junqueira (a dois quilômetros do Centro de São Roque)

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(M.C.)