São Paulo está preparado para Bug do Milênio

Equipamentos e sistemas foram adequados e planos de contingência garantem o funcionamento de serviços essenciais

ter, 28/12/1999 - 20h51 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado vem se preparando há quase quatro anos para garantir tranquilidade à população na passagem do ano. Nesta terça-feira, dia 28, no Palácio dos Bandeirantes, o presidente do Comitê Gestor do Programa do Ano 2000 e do Conselho Estadual de Informática, secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Dalmo Nogueira e representantes das principais áreas que podem ser afetadas pelos possíveis danos da virada do ano apresentaram à imprensa um balanço dos trabalhos de prevenção. ‘Com a mobilização que foi feita, dá para sentir o Bug do Milênio como um evento a mais em São Paulo’, afirmou Nogueira. ‘Não estamos preocupados. Independente disso, temos planos de contingência para que os serviços essenciais não parem’.
Desde 1996, quando o Governo paulista começou a trabalhar na prevenção ao Bug, 130 gestores nas secretarias estaduais e nos órgãos da administração direta e indireta passaram por treinamento. Foram dedicadas 6 milhões de horas/homem. Além disso, foram adequados 300 mil softwares e hardwares e 50 milhões de linhas de programa de grandes sistemas de informação. Três mil técnicos trabalharam na correção dos produtos. Hoje, 95% dos produtos foram adequados e todos os produtos críticos dispõem de planos de contingência. Os 5% restantes não são críticos, como microcomputadores utilizados para edição de texto.
Para a virada do ano, foi montado um esquema especial. Os setores mais críticos, como Defesa Civil, Saúde, Segurança Pública, Energia, Recursos Hídricos, Administração Penitenciária, Assistência e Desenvolvimento Social, Transportes, Transportes Metropolitanos e Meio Ambiente terão plantões nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Além disso, técnicos estarão acompanhando a virada do ano em países como a Nova Zelândia, que enfrentará o Bug primeiro. A coordenação geral dos trabalhos ficará a cargo do Centro de Monitoramento e Gerenciamento, instalado no Palácio dos Bandeirantes dirigido pelo Comitê Gestor do Programa Ano 2000 em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Todos os órgãos essenciais do Estado estarão interligados ao Centro de Monitoramento, que acionará todos os órgãos que podem ser afetados. As informações chegarão à imprensa por meio de boletins, que poderão ser acessados pela Internet – www.bug2000.sp.gov.br – ou pelo Disk Bug, 0800-123284. O monitoramento dos efeitos do Bug será feito das 8 horas do dia 31 até as 18 horas do dia 3, por uma questão de prevenção. ‘Tenho a impressão que a população vai ter, graças ao Bug, muito mais acesso à informação do que teria normalmente’, afirmou Nogueira.
Na entrevista de apresentação do balanço do Bug também estiveram presentes o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Antonio Angarita, o secretário da Energia, Mauro Arce, o secretário-adjunto dos Transportes Metropolitanos, Miguel Kozma, o diretor do departamento da Defesa Civil, Tenente Coronel Adauto Luiz Silva, o presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Ulysses Campolina e técnicos das áreas da Segurança Pública, da Saúde, dos Transportes, da Administração Penitenciária, dos Recursos Hídricos e da Assistência e Desenvolvimento Social.