São Paulo Companhia de Dança estreia coreografia em Araras

Espetáculo no Teatro Estadual da cidade do interior de SP conta com duas apresentações gratuitas, em 10 e 11 de maio

qua, 01/05/2019 - 10h02 | Do Portal do Governo

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, faz a estreia mundial da coreografia Agora, de Cassi Abranches, em 10 e 11 de maio, às 20h, no Teatro Estadual de Araras, no interior paulista.

A obra aborda a palavra tempo em seus possíveis significados. Além do espetáculo que vai ao palco pela primeira vez, o programa da noite também será formado pelo “Pas de deux de O Cisne Negro”. O duo é um dos grandes momentos da dança clássica, pois alia alta dificuldade técnica com uma interpretação que possibilita a percepção do encantamento do príncipe Siegfried com Odile, o Cisne Negro, que o seduz.

O pas de deux faz parte de “O Lago dos Cisnes”, criado por Mario Galizzi para a Companhia (2014), a partir do original de 1895 de Marius Petipa (1818-1910). E, para finalizar, haverá a apresentação de Pivô (2016), coreografia de Fabiano Lima que mescla referências do basquete e do hip-hop à dança contemporânea.

Os interessados em assistir ao espetáculo da São Paulo Companhia de Dança devem chegar ao local com uma hora de antecedência ao início da apresentação. O Teatro Estadual de Araras já foi palco de outras estreias da Companhia.

Em 2016, com a pré-estreia do pas de deux de O Talismã, de Pablo Aharonian, a partir do original de Pyotr Gusev (1904-1987) e, em 2018, com Petrichor de Thiago Bordin.

Companhia

Criada em 2008, a SPCD é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora.

Trata-se de uma companhia de repertório, isto é, que realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais.

A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal do trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias do setor da América Latina pela crítica especializada.

Desde a criação, os espetáculos já foram acompanhados por um público superior a 660 mil pessoas, em 17 diferentes países, passando por mais 136 cidades, em mais de 860 apresentações.

Desde a criação, a Companhia já acumulou 24 prêmios, nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Formação de Plateia e Registro e Memória da Dança.