São Paulo Companhia de Dança apresenta espetáculo com audiodescrição

Dia 1º de setembro a companhia mostrará sua dança também por meio de narrativa

seg, 26/08/2013 - 22h14 | Do Portal do Governo

A São Paulo Companhia de Dança, criada em 2008 pelo Governo do Estado, apresenta em Jundiaí um espetáculo de dança com o recurso de audiodescrição. No domingo, 1º de setembro, às 18h, no Teatro Polytheama, em Jundiaí, pessoas com deficiência visuais acompanharão o trabalho feito pela companhia por meio de narração sob uma linguagem intersemiótica.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

No repertório que transita entre o clássico e o contemporâneo, serão mostrados ao público a peça Bachiana N° 1, criação inédita do coreógrafo Rodrigo Pederneiras; Dois a Dois, que inclui dois grand pas de deux de Marius Petipa e Lev Ivanov (O Quebra-Nozes e Dom Quixote); e Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita.

Esta é a primeira apresentação promovida com apoio do Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura – uma parceria entre as Secretarias da Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, firmada com o objetivo de viabilizar a implantação de acessibilidade comunicacional em produtos culturais diversos.

A elaboração de um roteiro de dança para este recurso requer um profundo estudo pelo profissional audiodescritor: fichas técnicas, cenário, figurino e até ensaios técnicos são observados e estudados para que o espectador com deficiência visual receba a descrição do espetáculo com a maior riqueza de detalhes possível. São detalhadas expressões faciais, características físicas dos bailarinos e seus gestos, simultaneamente ao que ocorre no palco.

Audiodescrição

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos, tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora.

É uma atividade de mediação linguística, uma modalidade de tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.

SERVIÇO
Espetáculo de dança com recurso de audiodescrição – São Paulo Companhia de Dança
Dia 1 de setembro, às 18h
Teatro Polytheama
R. Barão de Jundiaí, 176, Centro – Jundiaí – São Paulo
Telefone: (11) 4586-2472
Entrada gratuita: retirar ingressos na bilheteria 1 hora antes do espetáculo.

Do Portal do Governo do Estado