Rio Preto sedia 3º Seminário Regional de Defesa Civil

Plano Local de Resiliência foi apresentado durante o evento; ação reuniu especialistas em redução de riscos e desastres

seg, 16/09/2019 - 17h37 | Do Portal do Governo

Na última quinta-feira (12), a Defesa Civil Estadual participou do 3º Seminário Regional de Defesa Civil – “Construindo Cidades Resilientes”, realizado em São José do Rio Preto, no interior paulista. Durante o evento, foi apresentado o Plano Local de Resiliência do município, o segundo do Brasil a sistematizar estratégias para redução de riscos e desastres.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil continua a capacitar e apoiar as administrações municipais na elaboração de planos de resiliência, ao compreender a importância de os governos locais se organizarem para identificar lacunas e incrementar sua capacidade financeira, técnica e de conhecimento para o planejamento do desenvolvimento sustentável e gestão de risco.

Segundo o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, Cel. Walter Nyakas Junior, a iniciativa faz parte do programa de fortalecimento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, por meio de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, integradas às políticas públicas estaduais voltadas para a gestão do risco e do desastre, com base no desenvolvimento sustentável.