São Carlos terá agência supervisora regional da Secretaria de Meio Ambiente

Sua função será a de coordenar o atendimento aos municípios da região

seg, 31/03/2008 - 17h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente vai instalar uma Agência Supervisora Regional em São Carlos, que terá a função de coordenar o atendimento aos municípios localizados na região, onde se prevê a expansão das demandas em decorrência do processo de industrialização.

A agência vai se instalar nas dependências da Casa da Agricultura de São Carlos, seguindo o projeto de reformulação do sistema de ambiental, que inclui a unificação das agências da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e do DEPRN – Departamento de Proteção dos Recursos Naturais e a divisão do Estado em quatro áreas, considerando as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHIs e a fase de desenvolvimento ou o tipo de ocupação de cada uma dessas regiões, classificadas como “Industrial”, “Agropecuária”, “Conservação” e “em Industrialização”.

Além de São Carlos, está prevista a instalação de Agências Supervisoras Regionais nos municípios de Tupã (agropecuária), Capão Bonito (conservação), Região Metropolitana de São Paulo e Bragança Paulista (industrial).

As informações são do secretário Xico Graziano, que esteve em São Carlos e visitou o local do novo escritório, nesta sexta-feira (28/3). Graziano informou também que o espaço na Casa da Agricultura deverá ser reformado para atender as atribuições e o projeto executivo deve estar incluído no prazo de 90 dias. Quando entrar em funcionamento, a agência atenderá os municípios de Barretos, Franca, Ituverava, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Pirassununga, Mogi-Guaçu, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e Araraquara.

O objetivo das agências supervisoras é de prestar apoio ao atendimento prestado pelas Agências Ambientais Unificadas, observando a vocação econômica regional, sem prejuízo do meio ambiente.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(I.P.)