Santana do Parnaíba ganhará mais uma Etec

Nova unidade terá cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Informática para Internet e Segurança do Trabalho

ter, 30/03/2010 - 13h30 | Do Portal do Governo

O município de Santana do Parnaíba contará a partir de 2011 com mais uma Escola Técnica (Etec) do Centro Paula Souza. O convênio será assinado nesta terça-feira, 30, pelo secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. A futura Etec será implantada na Rua Fernão Dias Falcão, no centro de Santana do Parnaíba, em um prédio que deverá ser construído pela prefeitura.

Pelo acordo, o Centro Paula Souza ficará responsável pela elaboração do projeto pedagógico dos cursos, acompanhamento do processo seletivo, contratação de professores e compra de mobiliário e equipamentos. A futura unidade será a segunda Etec implantada pelo governo do Estado no município. O local terá capacidade para 1.440 alunos, divididos entre o ensino médio e quatro cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Informática para Internet e Segurança do Trabalho.

Santana do Parnaíba conta desde 2008 com a Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira, que soma mais de 600 alunos matriculados. No vestibulinho para o primeiro semestre de 2010, a escola ofereceu 80 vagas para o Ensino Médio e 200 vagas distribuídas em três cursos Técnicos: Informática, Gestão de Pequenas Empresas e Logística. As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre estarão abertas no período de 30 de abril a 21 de maio no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será no dia 13 de junho. As aulas terão início em agosto. A taxa de inscrição custa R$ 20.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o último balanço de 2009 representou um aumento de 22,2% em relação ao levantamento do ano anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2%, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza 

Autarquia do governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra 183 Escolas Técnicas (Etecs) e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Da Secretaria de Desenvolvimento