Painéis convidam paulistano a participar da despoluição do Rio Pinheiros

Instalações estão nas pontes do Morumbi e da Cidade Universitária

sáb, 25/01/2020 - 17h17 | Do Portal do Governo

No aniversário de 466 anos de São Paulo, cinco novos painéis estão fazendo um convite ao paulistano. Instalados nas pontes do Morumbi e da Cidade Universitária, no Rio Pinheiros, eles trazem um questionamento: “Quem mais pode ajudar a despoluir o Rio?” A resposta é direta: como o painel é espelhado, o cidadão vê a si mesmo.

No ano passado, o Governo de São Paulo lançou o Novo Rio Pinheiros, um grande programa de saneamento na bacia do rio com participação de vários órgãos, entre eles a Sabesp. O objetivo é deixar o Pinheiros limpo até 2022.

Os novos painéis alertam que a responsabilidade pela limpeza do rio é de todos. O descarte incorreto de lixo é uma das principais fontes de poluição. Jogado em vias e córregos, esse lixo é levado pelas chuvas e vai parar no leito do Pinheiros e de outros rios. Outro ponto importante de conscientização é o despejo correto de esgoto.

Nos painéis, por meio de um QR Code, o cidadão é direcionado ao site novoriopinheiros.sp.gov.br, onde terá dados detalhados do projeto e do andamento das obras.

NOVO RIO PINHEIROS

As obras de saneamento já estão em execução nas principais sub-bacias do Pinheiros, como os córregos Zavuvus e Ponte Baixa/Socorro. Até o momento, os resíduos retirados no desassoreamento equivalem a 30 mil caminhões. Mais de 9 mil toneladas de lixo também foram coletadas.

Pela primeira vez, o trabalho de despoluição do Pinheiros é realizado de forma integrada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente com a Sabesp, a Emae, a Cetesb e o Daee atuando simultaneamente na coleta e tratamento do esgoto, aprofundamento do rio, retirada de lixo, medição da qualidade da água, controle da vazão e revitalização das margens.

Só a Sabesp investirá R$ 2 bilhões em obras que já estão em execução e vão ampliar coleta e tratamento de esgoto nas principais sub-bacias do Pinheiros. A Emae deve investir mais R$70 milhões no desassoreamento.