Saiba o que muda no pedágio da rodovia Castello Branco

Nova medida reduz em até 57% os valores praticados nas praças

ter, 19/01/2010 - 21h46 | Do Portal do Governo

No último domingo, 17, começou o novo sistema de cobrança nas praças de pedágio da rodovia Castello Branco (SP 280), com uma redução de até 57% nos valores praticados nas praças. A reestruturação tarifária faz parte do projeto Cebolão da Castello, do qual também faz parte a nova ponte do Complexo Cebolão e o Trevo de Jandira, inaugurados no dia 6 pelo governador José Serra.

O pedágio do km 33 da Castello Branco, no município de Itapevi (sentido capital-interior), teve a tarifa reduzida em 50%, baixando de R$ 11,20 para R$ 5,60. Nos km 18 e 20, onde já existiam duas praças nas pistas marginais, a cobrança passou a ser feita também nas pistas expressas e o valor foi reduzido em 57%, baixando dos atuais R$ 6,50 para R$ 2,80.

Para os usuários que utilizam a rodovia Castello Branco e o Rodoanel para viagens de longa distância também não houve mudança. Isso porque com a reconfiguração tarifária, a viagem de ida e volta – utilizando a Castello e o Rodoanel – continua com o mesmo custo para os usuários que utilizavam a pista expressa (antes não pedagiada). Já os que tinham o hábito de utilizar a marginal da Castello foram beneficiados com uma economia de R$ 13 nas viagens de ida e volta. Confira a simulação abaixo:

Antes da implantação do Projeto Cebolão da Castello

1) Vindo do interior pela pista expressa da Castello os usuários acessavam o Rodoanel no km 20,5 e pagavam R$ 1,30 na saída do Trecho Oeste.

2) Na viagem de volta (Capital-interior) o usuário pagava R$ 1,30 na saída do Rodoanel e acessava a Castello.

3) Seguindo viagem no sentido interior, pagava mais R$ 11,20 na praça do km 33 (Itapevi).

4) Total da viagem de ida e volta: R$ 13,80.

Após implantação do Projeto Cebolão da Castello –

1) Vindo do interior pela Castello os usuários pagam R$ 2,80 na praça do km 20 (Barueri).

2) Acessam o Rodoanel no km 19,3 e pagam R$ 1,30 na saída do Trecho Oeste.

3) No trajeto de volta, o usuário paga R$ 1,30 na saída do Rodoanel e acessa a Castello.

4) Seguindo viagem no sentido interior o usuário paga agora R$ 2,80 no km 18 (Osasco) e R$ 5,60 na praça do km 33 (Itapevi).

5) Total da viagem de ida e volta: R$ 13,80.

O objetivo da reestruturação é equilibrar a cobrança, que ao ser estendida para todos os usuários proporcionou uma redução expressiva dos valores que vinham sendo praticados. Essa foi a forma mais justa de viabilizar os investimentos realizados, que não estavam previstos no contrato de concessão. A mudança também permite uma melhor distribuição do tráfego entre as pistas marginal e expressa. Atualmente, no trecho do km 24 ao km 13 o tempo gasto na marginal nos horários de pico (7h-10h e 17h-20h, aproximadamente) é de 10 minutos e na pista expressa é de 25 a 30 minutos. Com as melhorias físico-operacionais do Complexo Cebolão da Castello esse tempo passará a ser de 10 minutos, tanto na marginal como na via expressa.

Antes da definição dessas alterações, foi feita uma pesquisa entre os usuários da rodovia – tanto das vias expressas como das marginais -, e constatado que, em razão do ganho substancial na fluidez dos veículos com a conclusão das obras do Complexo Cebolão, 82% dos entrevistados eram favoráveis à nova forma de cobrança das tarifas.

Complexo Cebolão

Viabilizado pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e executado pela concessionária Via Oeste, sob fiscalização da ARTESP, o Complexo Cebolão trará melhora significativa no fluxo de veículos, além de ampliar a segurança dos usuários. O investimento total é de R$ 242 milhões e beneficia mais de 2,5 milhões de pessoas.

“É uma obra caríssima, feita pela concessionária por determinação do Governo do Estado. Esse dinheiro vem do povo, do público que paga pedágio. É o que está sendo reinvestido naquilo que tem de mais prioritário do ponto de vista do transporte rodoviário em São Paulo”, disse o governador.

As obras do Projeto Cebolão incluem a nova ponte que dá acesso à pista local da Marginal Tietê, a recuperação de parte da Marginal Tietê e a construção do novo trevo de acesso aos municípios de Jandira, Itapevi e Aldeia da Serra, localizado no km 32 da Castello Branco.

Com a ponte sobre o Rio Pinheiros os usuários que seguem da Castello Branco para a Marginal Tietê dispõem de mais duas faixas, além das três já existentes. As conexões da pista expressa da Castello Branco com a expressa da Marginal Tietê e da via local da Castello Branco com a via local da Marginal Tietê também garantem maior fluidez ao tráfego. A obra beneficia cerca de 100 mil usuários/dia da rodovia Castello Branco que acessam as marginais. Na sua execução foram gerados 840 postos de trabalho.

A reconfiguração do trevo de Jandira, localizado no km 32 da rodovia Castello Branco, elimina os congestionamentos que ocorriam devido ao cruzamento feito pela rotatória. A obra foi realizada com recursos da receita do pedágio e entregue dentro do prazo contratual. Durante sua execução foram gerados 436 postos de trabalho.

Sobre o Programa de Concessões Rodoviárias

O Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo teve início em 1997 com a concessão de 3,5 mil quilômetros de rodovias, divididos em 12 lotes. Os investimentos já realizados na malha dessa 1ª Etapa somam R$ 16 bilhões. O principal resultado do Programa são viagens muito mais confortáveis e seguras: hoje o índice de mortos nas rodovias concedidas é 40,5% menor do que em 2000.

Somente no corredor rodoviário do qual faz parte a rodovia Castello Branco (Osasco a Itu) já foram investidos R$ 1,3 bilhão em obras de ampliação e modernização da malha, além de R$ 800 milhões em serviços operacionais.

Entre as obras já executadas na SP-280 estão 20 dispositivos de acesso e/ou retorno, 5 passarelas, 2 pontes, 20 quilômetros de nova pista, 6 quilômetros de faixa adicional e 132 quilômetros de recapeamento. O Programa também garante serviços de manutenção e conservação durante todo o período de concessão.