Saiba como proteger seu filho das drogas

Curso online do Programa Recomeço alerta sobre os males e dá dicas de prevenção

qui, 11/06/2015 - 8h05 | Do Portal do Governo

O uso de drogas tem sido considerado o mal do século 21. Sem distinções, ele atinge as mais diferentes classes sociais, causando um efeito dominó nas famílias. Sofre o usuário e quem convive com ele. Apesar de ser clichê, prevenir ainda é o melhor remédio e, nesse caso, os pais têm papel fundamental na vida dos filhos.

Pensando nisso, o Programa Recomeço – uma iniciativa do governo estadual para ajudar dependentes químicos – lançou um curso online de prevenção voltado para a família. A proposta é conhecer mais esse problema e afastá-lo, de vez, da vida de crianças e jovens. Composto por nove videoaulas, o curso é apresentado pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira. O conteúdo programático conta com alertas sobre os males causados pelo uso de cigarro, álcool e crack.

Programa Recomeço

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa ajuda dependentes químicos, principalmente os usuários de crack, oferecendo tratamento e acompanhamento multiprofissional ao paciente e aos seus familiares. As ações são coordenadas entre as secretarias estaduais da Saúde, da Justiça e Defesa da Cidadania e do Desenvolvimento Social e facilitam o acesso ao tratamento médico e apoio social e, quando necessário, a internação dos dependentes em centro de referência, incluindo comunidades terapêuticas e moradias assistidas. De janeiro de 2013 até 31 de março 2014, 31.966 dependentes químicos receberam tratamento por meio da rede estadual do Programa Recomeço.

Do Portal do Governo do Estado