Saiba como foi o papo com o secretário de Desenvolvimento no SPChat

Geraldo Alckmin abordou temas como ensino técnico, parques tecnológicos, APLs e desenvolvimento sustentável

qui, 28/01/2010 - 18h32 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento Geraldo Alckmin participou na última quinta-feira, 28, de um bate-papo com internautas no canal SPChat, do Portal do Governo do Estado de São Paulo. Durante a conversa, Alckmin falou sobre as principais ações de sua pasta, como a expansão do ensino técnico, os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e os parques tecnológicos espalhados pelo Estado.

O secretário explicou que o trabalho da pasta divide-se entre o Centro Paula Souza, que cuida do ensino técnico e tecnológico das Etecs e Fatecs, a articulação dos Parques Tecnológicos, que serão importantes centros de integração entre universidade, institutos de pesquisa e a iniciativa privada, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e os APLs, que são estruturas voltadas ao desenvolvimento regional.

Questionado por internautas sobre o ensino técnico, Alckmin ressaltou a “altíssima empregabilidade das Etecs, que “a cada cinco formandos, quatro estão empregados no primeiro ano de curso”. O secretário ressaltou ainda qualidade do ensino médio oferecido pelas Etecs. “No Enem de 2008, das 50 melhores escolas públicas estaduais do Brasil, 38 foram Etecs”.

Ainda em relação ensino técnico, o secretário respondeu a questões sobre os investimentos do Centro Paula Souza na zona leste de capital, que já conta com 16 Etecs. “São Mateus terá também a sua Etec. Carrão, na Radial Leste, vai ter uma das maiores escolas de São Paulo”. Alckmin também falou da Fatec de Itaquera, que será construída. “Estamos ampliando bastante os cursos técnicos. Fizemos um convênio com a Secretaria da Educação e a Prefeitura de São Paulo”, que vão oferecer cursos técnicos nas escolas da rede estadual e nos CEUs.

Sobre os parques tecnológicos, Alckmin disse que existem 11 em fase de credenciamento. “O parque não é monotemático, mas ele tem um foco. O de Santos, por exemplo, a prioridade é petróleo”.

No SPChat, secretário explicou ainda como se forma um Arranjo Produtivo Local. “É quando você tem um setor que tem 100, 200 empresas fabricando a mesma coisa”. Atualmente, São Paulo conta com 25 APLs. Em Birigui, por exemplo, há um APL em torno do setor de calçados. Para Alckmin, além da Etec de Birigui, que conta com cursos voltados ao setor calçadista, uma das ações mais importantes no APL da região é o “Programa de Melhoria de Competitividade, que é um apoio às empresas da cidade, para reduzir custo, melhorar tecnologia. Enfim, um conjunto de medidas para tornar o sapato de melhor qualidade e conquistar mais mercado”.

Durante a entrevista, Alckmin também respondeu a dúvidas de internautas que questionavam sobre relação entre desenvolvimento e meio-ambiente. “Esse é o nosso desafio: a sustentabilidade. É possível, sim, através de uma lei de uso do solo adequada, de um zoneamento ecológico, de um trabalho permanente, conciliar desenvolvimento e meio ambiente”. Como exemplos de que é possível conciliar as duas coisas, o secretário citou o entendimento alcançado pelo governador José Serra para acabar com as queimadas da cana e a construção da segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, que deixou intocada a serra do mar.

Para saber mais sobre a participação do secretário Geraldo Alckmin no SPChat, acesse http://chat.saopaulo.sp.gov.br/?status=gravado&id=8 e assista ao vídeo.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo