Saiba como foi o bate-papo com a secretária de Saneamento e Energia

Dilma Pena falou sobre tratamento de esgoto e projetos que garantem o saneamento da capital e litoral

qua, 24/02/2010 - 16h59 | Do Portal do Governo

Como garantir o abastecimento de água, preservar as várzeas e ampliar a rede de esgoto foram alguns dos temas debatidos nesta quarta-feira, 24, no SPChat que contou com a participação da secretária de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena.

Durante o bate-papo, a secretária defendeu o trabalho de sintonia entre o Governo e a sociedade para uma cidade sustentável. “Temos que recuperar áreas verdes, parques lineares e incentivar a população a criar áreas permeáveis em suas obras, como calçadas, quintais, tetos com jardins, etc”, ressaltou.

Sobre a preservação das várzeas, Dilma citou a necessidade de leis mais rigorosas e fiscalização mais ativas, evitando ocupações ilegais de margens e encostas. “Quanto mais denso o espaço urbano, como em São Paulo, Campinas, Santos, a legislação se torna ainda mais importante”, disse. Dentre as iniciativas do Governo de São Paulo para esta conservação, ela ressaltou a criação do maior parque linear do mundo, o do Várzeas do Tietê.

Outro alerta para a contribuição da sociedade foi quanto ao lixo nas ruas. Segundo Dilma, os cuidados vão desde não jogar na rua até não condicionar o lixo produzido em casa. Saber o horário do caminhão e encaminhar o lixo meia hora antes também ajuda muito. “O lixo, muitas vezes, fica parado por horas, sendo levado em chuvas”, explicou.

Outra questão mais presente na capital, perguntada pelos internautas, foi a manutenção da rede de tratamento de esgoto. A região central já tem 87% de coleta de esgotos, destes 70% tratados por meio de programas da Sabesp. “A água passou por todo um processo de tratamento, foi captada em um manancial, tratada e bombeada. Há ainda o caminho reverso. A água que usamos fica contaminada. Então devemos coletar o esgoto, bombear, levar a uma estação, tratar e devolver a água tratada para algum curso d’água”, explicou a secretária sobre o procedimento.

Já para os internautas que moram ou passeiam no litoral, o Programa Onda limpa foi o assunto da vez. Considerado a maior obra de saneamento do Brasil, o Governo de São Paulo está aplicando R$ 1,9 bilhão só no litoral sul.

Outro programa ressaltado pela secretária no SPChat foi o Município 300%. “É uma forma de dizer que os municípios têm 100% de coleta de água, tratamento de esgoto e escoamento”, explicou. Até 2015, todas as cidades servidas pela Sabesp serão municípios 300%. Na região metropolitana, serão todos os municípios urbanos até 2019.

Confira a íntegra do bate-papo aqui

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo