Saiba como criar sua própria horta em casa

Biblioteca virtual dá dicas de como manter espaço sempre bonito e saudável

seg, 01/07/2019 - 14h54 | Do Portal do Governo

Você sabia que um espaço amplo não é requisito essencial para ter uma horta? Muita gente acha que as hortas são privilégio de moradores de áreas rurais, porém isso não é verdade. Ela pode ser cultivada em qualquer canto da casa ou do apartamento.

Porém, é preciso ter critério e um certo conhecimento das espécies para avaliar o que se pode plantar no espaço disponível. Pensando nisso, a Biblioteca Virtual desenvolveu diversas dicas para ajudar quem quer montar uma horta caseira.

Confira todas as dicas aqui.

Não é possível cultivar melancias, jacas ou maçãs na varanda de um pequeno apartamento. No entanto, jabuticabeiras e romãzeiras se desenvolvem muito bem nesse tipo de ambiente.

Ervas usadas como temperos (louro, manjericão, cebolinha, hortelã, erva-doce, alecrim, entre outras) podem ser cultivadas em pequenos vasos, até mesmo na janela da sua cozinha. Elas são fáceis de cultivar e são uma ótima opção para ressaltar o sabor da comida no lugar do sal refinado e dos temperos artificiais prontos.

Cada espécie possui um ritmo de crescimento e necessidades diferentes. Por isso, saiba quais são as características específicas de cada planta para tratá-las do jeito mais adequado. Isso evita problemas e frustrações futuras como ver a planta morrer ou “sufocar” as outras.

A adubação é fundamental para que a planta cresça nutrida e saudável. A terra precisa ser adubada a cada 40 dias ou toda vez que for feita a poda. Recomenda-se escolher um adubo orgânico. Apesar de ter atuação mais lenta, é a opção mais saudável para o solo.

Caso o seu objetivo seja ter uma horta caseira e orgânica, opte pelos repelentes naturais. O uso de inseticidas químicos pode ser prejudicial ao desenvolvimento das plantas.

Além de uma prática boa para a saúde, uma produção autossuficiente faz bem ao meio ambiente, pois é orgânica e não necessita de agrotóxicos. Além disso, colabora com a finança doméstica já que diminui os gastos com a feira e o supermercado.