Sabesp: Veja dicas para evitar problemas nas festas de fim de ano

Conferir a abertura do registro e a lavagem de caixa d’água ajudam no abastecimento do litoral paulista

sex, 30/12/2016 - 19h06 | Do Portal do Governo

Não é novidade que durante o período das festas de fim de ano, o aumento da população nas cidades litorâneas pode acarretar em problemas no abastecimento correto de água. Mas é possível evitar esses transtornos com a adoção de medidas simples, tanto pelos moradores como pelos turistas de passagem pelo litoral.

Antes de viajar, a Sabesp recomenda que os veranistas verifiquem se as contas de consumo estão pagas e que providenciem previamente a lavagem da caixa d’água (medida que deve ser tomada a cada seis meses). Ao chegar à residência, é necessário verificar se o registro do imóvel está aberto.

Durante a alta temporada, as cidades litorâneas chegam a quintuplicar sua população. Com isso, a superlotação dos imóveis, cujas instalações hidráulicas e caixa d’água não atendem ao número de pessoas, impacta no abastecimento. É comum que casas projetadas para até cinco pessoas abriguem até 30 pessoas.

“Neste período, o deslocamento das equipes da Sabesp é dificultado e demanda tempo. Muitas vezes os técnicos chegam ao local e identificam que o problema é um registro fechado. Isso prejudica um atendimento real, que precisaria ser feito com urgência do outro lado da cidade”, explica José Bosco Fernandes de Castro, superintendente da Sabesp no Litoral Norte.

A importância da caixa d’água
Segundo a Sabesp, no Litoral Norte 35% dos moradores não possuem caixa d’água. Trata-se de um equipamento obrigatório, previsto em legislações municipais e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É fundamental que a população tenha caixa d’água para que, em casos de interrupção no abastecimento (em manutenções programadas ou emergenciais), o cliente tenha seu consumo garantido. Ou mesmo para quando o morador fizer algum reparo interno na residência.

Uma caixa d’água de 500 litros atende plenamente um imóvel com três pessoas, com consumo médio de 450 litros por dia. Para uma família de quatro pessoas, por exemplo, cujo consumo está na média de 600 litros, o tamanho ideal do reservatório é de 1.000 litros. A caixa d’água de 1.000 litros atende um imóvel com até seis pessoas (com média de consumo de 900 litros por dia).

Confira abaixo dicas importantes da Sabesp:

– Confira se a fatura de água está com o pagamento em dia.
– Ao entrar no imóvel, verifique se o registro está aberto.
– Peça informações sobre as instalações internas (canos), limpeza periódica e dimensão da caixa d’água.
– Em caso de problemas com abastecimento, ligue gratuitamente para a Central de Atendimento, que funciona 24 horas, pelo 195.
– Se o consumo de água aumentou sem motivo aparente, verifique a existência de vazamentos internos, a eficiência dos equipamentos domiciliares e seus hábitos.
– Para os moradores, o monitoramento periódico do registro de consumo possibilita identificar rapidamente um aumento causado por vazamento interno. Quando uma alta do consumo é identificada pela Sabesp, na fatura do imóvel vai impressa uma mensagem que indica a importância de verificação das instalações hidráulicas internas.
– Grande vilão no desperdício de água de uma residência, o banheiro representa 63% de toda água consumida. O chuveiro e o vaso sanitário, juntos, representam 57% do consumo. Para isso existem equipamentos, como a bacia sanitária com caixa acoplada, que reduz a utilização de água na descarga. Também é possível colocar um redutor de vazão no chuveiro e na torneira, que contribui para economia da água utilizada.

Do Portal do Governo do Estado