Sabesp participa de repovoamento de peixes no Rio Pardo

Evento contou com a presença de aproximadamente 500 alunos das escolas municipais, estaduais e particulares

qui, 31/03/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp – em parceria com a Duke Energy, Associação Sabesp e Secretaria Municipal de Meio Ambiente – foi responsável pelo repovoamento de peixes nas águas do Rio Pardo, um dos principais contribuintes da Bacia do Alto Paranapanema. “A previsão era de soltarmos 110 mil, mas, devido ao tamanho dos peixes, aproximadamente, 15 centímetros, foi possível lançar mais de 145 mil pacuguaçus nas águas do rio”, afirmou o gerente seccional de Santa Cruz do Rio Pardo, Sérgio Buscarini.

O evento, que fez parte das comemorações pela Semana da Água e pelo Dia do Rio Pardo, contou com a presença de aproximadamente 500 alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Santa Cruz do Rio Pardo, Ribeirão do Sul e Espírito Santo do Turvo.

Para Buscarini, “a participação desses estudantes santacruzenses e das cidades vizinhas é fundamental para que todos possam conhecer o trabalho executado para repovoamento de peixes do Rio Pardo e, principalmente, para que criem nesses adolescentes importantes conceitos de respeito ao meio ambiente e de preservação dos recursos hídricos”. Segundo os organizadores, os estudantes foram escolhidos devido ao trabalho de educação ambiental, que é desenvolvido em suas escolas e, também, pelo interesse de levar jovens focados e interessados nas questões de preservação de todo ecossistema da região.

Para o biólogo e coordenador da Duke Energy, Norberto Vianna, a ação faz parte de um programa desenvolvido pela concessionária para repovoamento de 1,5 milhão de peixes (espécies nativas), a cada ano, na Bacia do Paranapanema. “O Rio Pardo – utilizado como rota de migração para reprodução dos peixes – é um dos maiores contribuintes do reservatório da usina hidrelétrica Salto Grande, uma das oito sob nossa concessão no Rio Paranapanema”, explica.

O coordenador do projeto destaca que a união das entidades envolvidas nesse projeto é um sucesso e de fundamental importância. “Os peixes são soltos num ponto estratégico do rio ao lado das instalações da companhia de saneamento em Santa Cruz do Rio Pardo. Além disso, essa parceria possibilita uma ampla divulgação do projeto, ganhando mais força graças à participação e envolvimento da Sabesp e de seu grande poder de adesão junto à sociedade”, destacou Vianna. Outro ponto positivo apontado pelo biólogo  refere-se à estrutura disponibilizada pela Associação Sabesp no local, “que é um espaço adequado para a realização de palestras de educação ambiental, possibilitando, desta forma, o envolvimento de escolas e da sociedade santacruzense”, finalizou.

Da Sabesp