Sabesp: Lideranças comunitárias visitam instalações e obras na região do ABC

Roteiro das atividades incluiu empreendimentos de água, esgoto e um córrego limpo localizado na região do Alvarenga

seg, 11/11/2019 - 9h28 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Sabesp

Em 2019, a Unidade de Negócio Sul da Sabesp realizou um encontro comunitário diferente das reuniões tradicionais onde há prestação de contas da atuação da empresa. Cerca de 50 moradores e lideranças comunitárias de São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra visitaram instalações, obras e resultados dos trabalhos realizados pela companhia.

O roteiro incluiu empreendimentos de água, esgoto e um córrego limpo localizado na região do Alvarenga, em que os moradores cuidam da zeladoria e mantém o rio sem lixo, fiscalizando qualquer atividade que possa prejudicar a nascente e o córrego.

Na visita ao curso d’água, os participantes puderam ver as condições de cuidados e limpeza pelos moradores do entorno, além de conhecer um pouco mais sobre o Programa Córrego Limpo, que consiste em novas ligações de esgotos às instalações construídas pela Sabesp para coletar os esgotos.

O local é tido como exemplo de como outras áreas ficarão após a conclusão de ações similares, desde que a população também colabore, conectando seus imóveis às redes de esgoto e descartando o lixo corretamente, uma vez que a poluição difusa é um grande fator de poluição de rios e nascentes.

“Quando você compra uma bala, a embalagem e o descarte do lixo é responsabilidade sua”, enfatizou o líder comunitário do bairro, Luiz de Deus Tavares, que destacou a importância da conscientização da população quanto à destinação dos resíduos.

Obras de saneamento

Além de conhecer os trabalhos de substituição de redes na cidade, os visitantes foram levados ao coletor–tronco Couros e às obras da maior estação de bombeamento de esgotos executada pelo Programa Pró-Billings e que beneficiará 250 mil moradores com o envio dos esgotos até a estação de tratamento do ABC.

Quando estiver concluído, o coletor Couros beneficiará o Ribeirão dos Meninos, o Rio Tamanduateí e o próprio Rio Tietê. Para Aurildo Xavier dos Santos, encarregado do Programa de Participação Comunitária da Sabesp, é muito gratificante ver os convidados impressionados com as dimensões e importância das obras de saneamento executadas em toda região, além da complexidade, seriedade e empenho da Sabesp para o desenvolvimento das infraestruturas urbanas e preservação do meio ambiente.

“Com certeza, o objetivo do evento se cumpre, trazendo mais sensibilização e engajamento conosco, frente a todo esse trabalho e envolvimento das suas comunidades”, ressaltou.

“Pra nós, foi um aprendizado. É bom participarmos desses eventos porque vemos que o povo só reclama. Mas quando conferimos de perto as obras e as dificuldades, vemos que é muito importante”, explicou Raquel Dias Silva, liderança do Jardim Canhema, em Diadema.