Sabesp forma primeira turma de assistentes em perícia ambiental

Grupo agora poderá atuar preventivamente, contribuindo para prestação dos serviços de saneamento com qualidade ambiental

sáb, 27/03/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A primeira turma de formandos do Curso de Perícia Ambiental recebeu os certificados de conclusão na quinta-feira, 25, em cerimônia na sede da Sabesp em São Paulo. A partir de agora, esses funcionários irão assessorar a companhia em casos que envolvam a proteção do meio ambiente, incluindo os processos judiciais, investigação de possíveis impactos ambientais, análise de laudos, elaboração de pareceres e emissão de respostas. 

O curso de capacitação, viabilizado pela parceria entre as Superintendências de Gestão Ambiental e de Recursos Humanos e Qualidade da Sabesp, surge em um momento em que as exigências ambientais se tornam cada vez mais restritivas. 

Teoria e prática  

Durante o curso, os funcionários tiveram acesso a conteúdos técnicos: estudo do conjunto de normas jurídicas relacionadas ao meio ambiente e ao saneamento básico; perícia como gênero de prova jurídica; técnicas de avaliação econômica de eventuais impactos ambientais; técnicas de negociação de conflitos; e mediação de contendas e disputas. Também puderam vivenciar a prática por meio de visita a uma área contaminada, para realização de avaliação ambiental e simulação de uma situação jurídica, com a elaboração de estratégias sob a ótica do Ministério Público e da empresa infratora. 

Para a conclusão do curso, os participantes apresentaram trabalho de análise de uma ação jurídica ambiental de um caso real. O curso foi ministrado pela Edutech Ambiental, empresa contratada por meio de licitação.

Da Sabesp