Sabesp expõe peça histórica no reservatório de Interlagos

Fabricada na França na década de 1930, Válvula Gaveta Flangeada foi um marco no saneamento do Estado de São Paulo

ter, 26/06/2018 - 11h46 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Até julho de 2015, a peça era utilizada para controlar o fluxo de água nas adutoras da Sabesp.

Quem passar próximo ao reservatório da Sabesp em Interlagos vai se deparar com uma peça cilíndrica de 90 centímetros de diâmetro toda pintada de verde e azul. Diferente do que muitos pensariam, ela tem um significado muito grande para o saneamento do Estado de São Paulo.

Ali está a Válvula Gaveta Flangeada, que foi fabricada na França em 1938. O equipamento foi muito utilizado pela Companhia de Saneamento do Estado para controlar o fluxo de água em uma de suas adutoras.

“A válvula é uma peça histórica e foi a partir dela que se desenvolveram as atuais, mais modernas. Podemos dizer que ela é mãe das válvulas. Sinto muito orgulho de fazer parte desse projeto”, conta Abiatar Castro Oliveira, gerente de departamento na Unidade de Gerenciamento Regional Interlagos da Sabesp.

Em julho de 2015, foi substituída durante uma manutenção na adutora Guaraú-Mooca, que transporta água do Sistema Cantareira. Então, foi levada à Superintendência de Manutenção Estratégica da empresa, onde passou por limpeza e pintura com uma tinta especial, que suporta a exposição ao sol.

Para Alberto Ribeiro, gerente de Divisão Mecânica e Caldeiraria da Superintendência de Manutenção Estratégica da entidade, a retirada de equipamentos assim é bastante comum, mas, como a válvula era muito antiga e bela, precisava ser exposta.

“Quando soubemos da ideia do Abiatar, logo sugerimos a exposição do equipamento e nos empenhamos para restaurá-lo. O projeto começou despretensioso e foi ganhando corpo. Fazer parte de algo que representa a empresa é um orgulho para todos nós da equipe”, ressalta.

Depois de restaurada, a peça de quatro toneladas foi levada e instalada no Centro de Reservação de Água Tratada da Sabesp, localizada ao lado do autódromo de Interlagos na Avenida do Rio Bonito, 2133.