Sabesp esclarece que não há problema com qualidade da água fornecida para o Guarujá

Mensalmente são feitas mais de 18 mil análises em mais de duas mil amostras coletadas em diferentes pontos do sistema de abastecimento

sex, 08/01/2010 - 17h11 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) esclarece que não há qualquer problema com a qualidade da água entregue para o município do Guarujá. A água fornecida à população é potável e atende aos padrões estabelecidos pela portaria 518, do Ministério da Saúde.

A Sabesp executa, como atividade rotineira na Baixada Santista todos os meses, mais de 18 mil análises em mais de duas mil amostras coletadas em diferentes pontos do sistema de abastecimento. Também é realizado controle permanente nas Estações de Tratamento de Água, onde o monitoramento é realizado de hora em hora.

Especificamente na região da Baixada Santista, a Sabesp faz mais de 1.800 análises bacteriológicas por mês. O laboratório em que as análises são feitas é acreditado pelo Inmetro e certificado pela ISO 17025.

A virose intestinal é uma doença típica de verão – assim como no inverno quando aumentam os casos de doenças respiratórias. O assunto foi tema, inclusive, de reportagem do jornal Expresso Popular, de Santos, na edição de quarta-feira, 6. Médicos ouvidos pela reportagem afirmaram que a virose nada tem a ver com água potável ou não potável. A combinação de má alimentação com a exposição excessiva ao sol forma um cenário adequado para a propagação do vírus. A alimentação inadequada nas praias também é apontada como uma das causas.

A Sabesp ressalta que a população pode e deve consumir com total tranqüilidade a água que chega a sua casa pelas redes de abastecimento da Empresa e deve ter o cuidado com bicas e fontes alternativas que podem, estas sim, ter a água contaminada e representar um risco real à saúde e à vida.

A companhia se coloca à disposição para mais informações por meio do telefone gratuito 0800 550 195, 24 horas por dia.

Da Sabesp