Sabesp e Prefeitura de São Paulo limpam bueiros da Capital

Cinquenta equipes da companhia atuarão na remoção dos lixos das galerias de água pluvial

qui, 28/01/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) inicia nesta quinta-feira, 28, a sua participação na força-tarefa organizada pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Governo de São Paulo para a limpeza de bueiros da Capital. Cinquenta equipes da companhia atuarão na remoção dos lixos das galerias de água pluvial. A cooperação entre a Sabesp e a Prefeitura tem por objetivo evitar que os resíduos sejam inadequadamente levados para os córregos e, com isso, minimizar o problema das enchentes.

As ações começam nesta quinta, com 21 equipes. Na sexta-feira, 29, outras cinco começarão as atividades. Na próxima semana, as outras 24 restantes irão a campo. O foco de atuação são as áreas das subprefeituras mais atingidas pelas fortes chuvas dos últimos meses. Nessa operação serão utilizados caminhões autovácuo capazes de sugar os resíduos (secos ou pastosos de qualquer natureza).

Outras 50 equipes da Prefeitura atuarão na força-tarefa utilizando o mesmo tipo de equipamento. Os serviços serão realizados para o período das chuvas, estimado até março. A Prefeitura irá indicar em que locais deverão ser executados. Periferias e áreas de fundo de vale deverão ter prioridade.

Além da limpeza, as equipes da Sabesp e da Prefeitura ficarão atentas caso reparos na rede de esgoto e de drenagem pública necessitarem ser feitos.

A Sabesp reitera a importância da conscientização da população, evitando jogar lixo nas ruas.

Da Sabesp