Sabesp da Baixada Santista está preparada para a virada do ano

nd

qua, 29/12/1999 - 14h05 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo(Sabesp), empresa ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, vem direcionando seus esforços para evitar qualquer problema de desabastecimento de água na virada do ano, por causa do Bug do Milênio – problema que pode afetar os computadores não preparados para lerem os quatro dígitos do ano 2000.
Na Baixada Santista, assim como nas outras regiões atendidas pela empresa, todos os equipamentos passaram por verificação e adequação, dentro do Projeto Global Ano 2000 Sabesp, a fim de não apresentarem nenhum problema na virada.
Para reparar rapidamente quaisquer falhas, a Sabesp Baixada Santista manterá uma equipe de plantão na noite do dia 31 e na virada do ano, bem como em todo fim de semana do Réveillon, quando a Baixada deve ter sua população bastante aumentada.
Ao todo, 10 equipes volantes dos setores de água e esgoto estarão de prontidão para atender o Sistema Integrado da Baixada Santista (região centro-sul da Baixada). Além disso, 18 técnicos da manutenção de equipamentos estarão de plantão, somando-se então 28 pessoas para o Sistema Integrado (Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Litoral Sul).
Além disso, em cada cidade haverá plantão de equipes, assim distribuídos: Santos, com 13 pessoas; São Vicente, com quatro pessoas; Cubatão, com seis pessoas; Praia Grande, com seis pessoas; Itanhaém, também com seis técnicos; Mongaguá, com 11 plantonistas; Peruíbe, também 11 pessoas; Guarujá (que não faz parte do Sistema Integrado), com 20 técnicos; Vicente de Carvalho, com quatro plantonistas e Bertioga (que também tem sistema isolado de abastecimento), com 15 pessoas de prontidão.

Testes – No Centro de Controle Operacional (CCO) haverá oito técnicos de plantão, mais um engenheiro. O CCO é o responsável pelo monitoramento de todo sistema de água e esgoto da Baixada Santista. Foram feitos testes no sistema, simulando-se panes de energia e telefonia. De acordo com a gerente do Departamento Administrativo e Financeiro da Baixada Santista, Estela Rodriguez Perez, os testes tiveram resultados satisfatórios, com toda comunicação feita via rádio e controle manual dos equipamentos.
No caso de falta de energia, a região centro-sul da Baixada tem a garantia de abastecimento durante sete horas, com o reservatório-túnel no Morro Santa Terezinha, que tem capacidade para 110 milhões de litros de água. Os sistemas Piaçagüera (Guarujá) e Melvi (Praia Grande) têm geradores próprios, que também garantiriam a adução por cerca de 7 horas. A Empresa Bandeirante de Energia (EBE) já se prontificou a dar rotas alternativas de fornecimento à Sabesp em caso de problemas. Além destas simulações, foram feitos testes de envelhecimento dos sistemas, adiantando-se a data para a virada do ano 2000. Todos ocorreram sem problemas, com o acompanhamento da auditoria da Sabesp.
Para reforçar a garantia de abastecimento à população no fim de semana do Réveillon, a Sabesp manterá ainda de prontidão 8 caminhões-pipa próprios, com 5 m³ cada e 12 contratados, com 15 m³ cada. Além disso, em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, a Sabesp fornecerá água para três empresas cadastradas pela prefeitura, que somam mais 50 caminhões-pipa para atender à população do município, com garantia da qualidade da água.

Telefones – A Unidade de Negócio Baixada Santista também disponibilizou seis linhas telefônicas de emergência, para entrarem em operação se houver queda de energia. Isso porque, neste caso, o sistema 195 de atendimento telefônico, que funciona como PABX, ficaria inoperante. Essas linhas só entrarão em funcionamento se houver problemas no fornecimento de energia. Os números da linhas são: 2194639 / 2194631 / 2194574/ 2194333 / 2196003 / 2197941. No sistema 195 estarão trabalhando 31 pessoas, divididas em turmas de seis pessoas em cada turno.

Caixa D’Água – É importante ressaltar que a caixa d’água domiciliar é suficiente para um dia de consumo, prazo suficiente para que a Sabesp corrija eventuais falhas. Por isso, quem tem caixa d’água em casa não precisa armazenar o produto. Entretanto, se não houver na residência uma caixa domiciliar que possa suprir um eventual desabastecimento, é prudente guardar-se uma certa quantidade de água para as necessidades mais básicas.