Sabesp atua no Guarujá para eliminar esgoto clandestino

Ação faz parte do Programa Onda Limpa, que despolui cidades do litoral

sex, 03/07/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp e a Prefeitura de Guarujá assinaram nesta semana o Protocolo de Intenção do Programa Canal Limpo para eliminar ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial que desemboca na praia. Com investimentos de R$ 9 milhões, o acordo prevê ainda ações conjuntas para despoluir canais e galerias de águas para melhorar a balneabilidade para moradores e turistas.

A operação segue padrões monitorados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) ligada à Secretaria do Meio Ambiente.

O programa terá como área de abrangência todos os canais de drenagem do Guarujá, onde o sistema público de esgoto sanitário já opera. O papel da Sabesp é inspecionar, lavar, desobstruir e consertar a rede coletora. A companhia também verificará se há imóveis residenciais, comerciais e industriais que lançam esgotos nas galerias de águas pluviais.

Onda Limpa

A Baixada Santista faz parte do Onda Limpa, programa da Sabesp realizado em parceria com o Governo do Estado, com investimentos que somam R$ 1,23 bilhão no litoral. O Onda Limpa garante melhores condições de saúde pública e qualidade de vida para a população e aprimora o desenvolvimento social e econômico com a expansão para indústria do turismo.