Sabesp assina protocolo inédito com o município de Diadema

Objetivo é permitir que a Cia. opere os serviços de saneamento da cidade em conjunto com o município

qua, 31/12/2008 - 16h05 | Do Portal do Governo

Na segunda-feira, 29, foi assinado um Protocolo de Intenções entre o governo do Estado de São Paulo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a Prefeitura de Diadema e a Companhia de Saneamento de Diadema (Saned). O objetivo é permitir que a companhia estadual e o município operem conjuntamente os serviços em Diadema. Será criada uma sociedade de economia mista ou outro arranjo institucional que possibilite a gestão compartilhada dos serviços, com participação de Diadema e Sabesp, que passará a operar, de forma exclusiva, os serviços de água e esgoto na cidade.

A Sabesp era responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no município entre 1974 e 1995, quando foi criada a Saned, controlada por Diadema, que assumiu os serviços, passando a comprar água no atacado da companhia estadual.

Será formado um grupo composto por representantes do governo estadual, Sabesp, Prefeitura de Diadema e Saned para dar seqüência às negociações, incluindo o equacionamento da dívida do município de Diadema com a Sabesp, analisando os aspectos econômico-financeiros e técnicos envolvidos na formação da sociedade de economia mista, bem como os investimentos previstos para o município.

O Protocolo estabelece que se o grupo considerar que o modelo societário “empresa de economia mista” não é o mais adequado para a prestação dos serviços ou para as partes envolvidas, novos estudos serão feitos.

Da Sabesp