Sabesp assina acordo com empresa internacional de saneamento

Acordo com companhia de Barcelona prevê intercâmbio de conhecimentos e ações conjuntas

ter, 21/07/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assinou nesta terça-feira, 21, acordo de cooperação com a companhia de  saneamento Agbar – Sociedad General Aguas de Barcelona S/A. A Agbar ocupa o quarto lugar entre as  maiores empresas de saneamento do mundo, enquanto a Sabesp detém a quinta colocação no ranking.

O acordo prevê intercâmbio de conhecimentos e mapeamento de oportunidades de   atuação conjunta em negócios potenciais e faz  parte da  estratégia  da  Sabesp  de diversificar suas fontes de receitas e expandir esforços em pesquisa e inovação tecnológica, permitindo assim cumprir com maior eficiência e rapidez o seu objetivo principal de universalizar até 2018 os serviços de água e esgoto em sua base operada no Estado de São Paulo.

Acordos  semelhantes já  foram  firmado  pela  companhia paulista com a empresa de saneamento de Costa Rica (Aya), e as empresas estaduais de  Alagoas  (Casal),  Santa  Catarina (Casan), e Espírito Santo (Cesan). Porém, este é o primeiro acordo desta naturez com  uma  empresa  privada  sediada  no exterior.

A assinatura do documento ocorre por ocasião da visita do Secretário   de   Estado   Josep  Huguet,  Conselheiro  de Inovação, Universidade e Empresa (Conseller de Innovacion, Universitat  i  Empresa  da  Generalitat  de  Catalunya) e delegação governamental que o acompanha, da qual faz parte o  Cônsul  Geral  da  Espanha  em São Paulo, Manuel Fairén Sanz.  

Entre os que assinam o documento por parte da empresa catalã estão o diretor da Agbar na América Latina, Manuel Navarro, e o diretor da Agbar no Brasil, Francisco Aguado. Por parte da Sabesp, assinam o presidente, Gesner Oliveira, e o diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio-Ambiente, Marcelo Salles.

Da Sabesp