Sabesp anuncia obras no Litoral Norte

Obra proporcionará coleta e tratamento de esgotos para 12 mil habitantes

seg, 08/02/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Semeghini e o superintendente regional, José Bosco Fernandes de Castro, reuniram-se nesta segunda-feira, 8, com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, para apresentar detalhes sobre o início da obra complementar do Sistema de Esgotamento Sanitário Perequê-Açu.  

A obra proporcionará coleta e tratamento de esgotos para 12 mil habitantes. No projeto está prevista a instalação de mais 5,1 mil metros de redes coletoras de esgoto, 472 ligações prediais, 302,6 metros de coletores – tronco, 947,3 metros de linhas de recalque, além de duas estações elevatórias de esgotos.

Até janeiro de 2011, prazo previsto para o término das obras, o bairro terá o esgotamento de 20,6 mil metros de redes coletoras, 1.892 novas ligações prediais, totalizando 25,7 mil metros de redes de esgoto e 2,3 mil ligações domiciliares.

As obras concentram-se na melhoria da questão ambiental com o início da despoluição do Rio Grande. Com isso, melhora-se a qualidade da água da praias do Perequê Açu e Centro e as condições de qualidade de vida, além de  valorizar os imóveis da região. Atualmente, as quatro estações de tratamento de esgotos operam cerca de 26,3 milhões de litros de esgoto por dia.

Histórico

O pacote de obras, com investimentos de R$ 177 milhões para Ubatuba, faz parte do Programa Onda Limpa, cujo objetivo é elevar a coleta e tratamento de esgotos de 30% para 84% até 2015. As obras foram anunciadas pelo vice-governador Alberto Goldman, e pelo secretário adjunto de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo, no final de outubro do ano passado.

Em Ubatuba, a primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário em Perequê-Açu e Tenório, será concluída em março. O início da segunda etapa do Perequê-Açu começa ainda neste mês.

O edital para a contratação das obras de esgoto dos bairros Estufa I e II, Jardim Carolina e Itaguá está previsto para março deste ano. Essa obra vai reduzir a poluição das praias Perequê-Açu e Cruzeiro a partir de 2012 e tem custo estimado de R$ 23 milhões.      

Com o conjunto de obras em andamento, os índices de coleta de esgotos saltam dos atuais 36% para 59%.

Da Sabesp