Roubo de veículos e latrocínios diminuem no Estado de SP

Latrocínios tem queda de 26% no número de ocorrências registradas em janeiro. Roubo de veículos também diminui: 12% no mesmo período

sex, 01/03/2019 - 10h19 | Do Portal do Governo

Dois importantes índices foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo: redução nas ocorrências de roubo de veículos e também de latrocínios. O período considerado são os meses de janeiro (de 2019 e 2018).

As ocorrências de roubo de veículos apresentaram redução de 12% (3.948 em janeiro de 2019 diante de 4.513 em janeiro de 2018) enquanto em relação aos latrocínios, a queda foi ainda maior: foram 17 casos em janeiro deste ano, contra 23 em janeiro do ano passado. Uma diminuição de mais de 26% nas ocorrências registradas.

O delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, explica que estes dados precisam ser analisados simultaneamente. “O cenário do latrocínio muitas vezes começa com o roubo do veículo. Em muitos casos, o latrocínio é o desfecho do roubo de um automóvel”, explica o delegado-geral.

Ele conta que a estratégia adotada para combater os dois tipos de crime é a mesma: enfrentar o comércio ilegal de peças e acessórios automotivos. “Nós continuaremos enfrentando os desmanches. Todos os estabelecimentos que estiverem irregulares, tanto do ponto de vista criminal, quanto do administrativo, serão desativados. Quando estas operações são bem-sucedidas o roubo de veículos tende a diminuir e, por consequência, os latrocínios”, explica o delegado Ruy.

Número de estupros também diminui

Outro aspecto a ser destacado no levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública diz respeito à redução nos casos de estupro registrados no primeiro mês do ano. Foram 261. Número 13% inferior aos 300 contabilizados no mesmo período do ano passado.

Para o delegado-geral, o combate ao crime de estupro está ligado à repressão. “O estuprador, muitas vezes, não é uma pessoa que comete esse tipo de crime uma única vez. A chance de cometer este tipo de crime outras vezes, caso continue em circulação, é grande. Por isso, o melhor combate que existe ao crime de estupro é a investigação e a retirada de circulação destes criminosos”, defende. E completa. “Existe uma política governamental dirigida para o foco na investigação deste tipo de crime e, além disso, há um forte investimento em recursos humanos, especialmente nas delegacias da mulher”, finaliza o especialista em segurança.