Rio Tietê será palco de procissão fluvial neste domingo

Evento acontece em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

sáb, 11/10/2008 - 14h02 | Do Portal do Governo

A calha do Rio Tietê na Capital paulista será palco de uma procissão fluvial na manhã deste domingo, 12, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil. A procissão faz parte do projeto “Tietê Esperança Aparecida”, que tem, além do aspecto religioso, o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do trabalho de despoluição e revitalização do rio Tietê.

O “Tietê Esperança Aparecida” é realizado desde 2004 pela Paróquia São Luiz Gonzaga, de Pirituba, sempre entre os dias 22 de setembro – Dia do Tietê – e o dia 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida; e conta com apoio logístico do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento e Obras, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CET e outros órgãos.

O projeto consiste de uma peregrinação de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, retirada no Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba, e uma série de missas abordando a importância do rio Tietê, entre o Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis, e a cidade de São Paulo. No roteiro, a imagem passa pelas cidades de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Guarulhos, e pelos bairros de São Miguel Paulista e Penha, na Capital. A cerimônia de entrega da imagem, no Santuário Nacional de Aparecida, deste ano contou com a participação da Secretária Estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e do Superintendente do DAEE, Ubirajara Tannuri Felix.

Procissão Fluvial

Neste domingo, às 9h30, o “Tietê Esperança Aparecida” realiza a procissão fluvial no rio Tietê, entre as pontes Júlio de Mesquita Neto e Piqueri. O trecho tem cerca de 2 quilômetros e a procissão, que será realizada em barcos, terminará com uma missa campal na alça de acesso da ponte do Piqueri.

Para Ubirajara Tannuri Felix, Superintendente do DAEE, “o evento mostra a dimensão que o trabalho de revitalização do rio Tietê e a recuperação do meio ambiente desenvolvido pelo Governo do Estado conquistou na população paulista que reconhece o esforço realizado em prol da melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana de São Paulo e em toda a bacia do rio Tietê”.

Do DAEE

(L.F.)