Ribeirão Preto sedia curso sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais

Conteúdo abordou identificação, cultivo e preparo das PANC; evento ocorreu nesta terça (8), na cidade do interior do Estado

sex, 11/10/2019 - 18h39 | Do Portal do Governo

Na última terça-feira (8), o município de Ribeirão Preto recebeu atividades do curso Identificação, Cultivo e Preparo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) para participantes como nutricionistas, produtores rurais, chefes de cozinha, professores e entusiastas de um resgate de plantas que eram utilizadas e caíram em desuso em função de novos hábitos alimentares.

Promovido pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por intermédio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) ? Regional Ribeirão Preto, o evento buscou debater e estimular a alimentação saudável.

O engenheiro agrônomo da Divisão de Extensão Rural da CDRS Osmar Mosca Diz ministrou palestra durante o curso. Entusiasta das PANC e responsável por difundir o cultivo e o uso dessas plantas em todo o Estado, o profissional destacou as propriedades de várias delas.

Cultivo

Muitas espécies, que têm enorme valor nutricional, podem ser encontradas na natureza, de modo espontâneo, porém nada impede que sejam cultivadas em pequenos espaços como hortas domésticas, jardins e até em jardineiras e garrafas PET.

As crianças de Ribeirão Preto são exemplo de aprendizado na área por meio de ações do Núcleo “Adão do Carmo Leonel”, unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos mantido pela Prefeitura, voltado jovens entre 6 e 15 anos.

A coordenadora do Núcleo, Doralice Aparecida Dolse, colhe verduras plantadas em conjunto com as crianças, que aprendem o valor das plantas e mudam hábitos alimentares, acrescentando novas variedades.

“Incluímos verduras e legumes e também as PANC na alimentação das crianças. Elas levam o excedente para as famílias. Com isso, a intenção é criar novos hábitos alimentares a partir da experiência dos pequenos, estendendo aos familiares”, salienta a coordenadora, que tem a ajuda do educador social Francisco Antonio Pezzutto, um dos participantes do curso ministrado pelo extensionista Osmar Mosca Diz.

Oferta

Com clientela fiel de consumidores de suas verduras e legumes, a produtora de orgânicos Geni Arruda de Lucca participou da ação para aprender a diversificar a oferta. “Já há bastante procura pelas PANC. Então, tenho certeza de que o curso agregará valor à minha produção, se eu tiver uma oferta maior e mais diversificada”, diz a empreendedora, parceira antiga das iniciativas promovidas pela CDRS Regional Ribeirão Preto.

Os itens também estão chegando às novas turmas de nutricionistas. A professora Patrícia Villela participou do curso para poder levar mais conhecimento aos alunos da Universidade Paulista (Unip) e também uma proposta de alimentação mais saudável aos pacientes com histórico de câncer.

“As PANC têm baixo custo. Elas são altamente nutritivas e é preciso que o uso esteja mais familiarizado entre a população. Sempre digo aos meus alunos e clientes que é preciso descascar mais e desembalar menos”, enfatiza a docente, prescreve e ensina a prescrever preparações culinárias ricas em PANC.

Mudas

O sucesso na produção de mudas de PANC já é fato comprovado no Viveiro Santa Izildinha, de Cravinhos, no interior de São Paulo. O proprietário, Antonio Augusto Greggio de Coli, teve um contato maior com as PANC quando ganhou alguns vasos remanescentes do estande da CDRS no fim da Agrishow, feira realizada todos os anos em Ribeirão Preto.

Assim, ele começou a multiplicar as mudas, adquiriu outras espécies na horta de PANC instalada no terreno da CDRS Regional Ribeirão Preto para essa finalidade e garante que aumentou em torno de 8% a renda com a venda das mudas de PANC.

“Hoje, o movimento é inverso. Antes, os clientes vinham em busca de mudas de hortaliças e levavam mudas de PANC. Atualmente, eles vêm em busca das PANC e levam também as hortaliças convencionais”, relata o viveirista, que diz ser cada vez mais procurado por moradores de condomínios que querem levar beleza e também alimentos saudáveis para enfeitar as moradias.

Os interessados podem obter mais informações pelo telefone da CDRS Ribeirão Preto: (16) 3610-8228. O e-mail é ca.ribeiraopreto@cati.sp.gov.br. Também é possível ligar para a sede da CDRS, em Campinas, pelo telefone (19) 3743-3705 ou e-mail osmar.diz@cati.sp.gov.br.