Ribeirão Preto ganha nova biofábrica de cana-de-açúcar

Com a nova estrutura, será possível aumentar em 40 vezes a capacidade de produção

qua, 09/04/2014 - 11h36 | Do Portal do Governo

A Região de Ribeirão Preto acaba de ganhar mais um investimento na produção e emprego. Foi inaugurada a Biofábrica de cana-de-açúcar do Instituto Agronômico – IAC. Com a nova estrutura, será possível aumentar em 40 vezes a capacidade de produção, que poderá chegar a 4 milhões de mudas de cana por ano, que serão utilizadas em viveiros do setor privado para nova multiplicação e depois, disponibilizadas para os produtores.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Na Biofábrica, a partir de uma gema de planta, é possível produzir de 20 a 30 mil novas plantas em seis meses. Por outros métodos de multiplicação, em campo, uma gema renderia ao produtor cerca de 40 plantas, em 12 meses.
Também foi inaugurado o Núcleo de Produção de Mudas Pré-brotadas (MPB), com capacidade para produzir, em média, 300 mil MPB por ano, e 350 mil seddlings – primeira etapa de produção de plântulas no processo de desenvolvimento de uma nova variedade de cana-de-açúcar.

A nova tecnologia é direcionada a aumentar a eficiência e os ganhos econômicos na implantação de viveiros, replantio de áreas comerciais e possivelmente renovação e expansão de áreas de cana-de-açúcar. É um conceito de multiplicação da cana, reduzindo volume e levando para o campo efetivamente uma planta, o sistema é de extrema simplicidade o que permite sua utilização independentemente da escala de produção.

Os recursos para a construção foram disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Agência Brasileira da Inovação (FINEP) e por recursos externos. O total investido foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Do Portal do Governo do Estado