Revitalizado, Espaço Vida abordará temática ambiental no cotidiano

Visitantes do Parque Villa-Lobos terão oportunidade de conhecer o meio ambiente urbano

sex, 24/10/2008 - 18h14 | Do Portal do Governo

Na quinta-feira, 23, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, visitou o Espaço Vida, no Parque Villa-Lobos. Com 3.700 metros quadrados e completamente revitalizado, o espaço proporcionará à comunidade a oportunidade de conhecer como conservar e proteger os recursos naturais, assim como aprender a usar, conscientemente, esse patrimônio. Em parceria com os Institutos Samuel Murgel Branco e Unibanco, a missão do Espaço Vida é disponibilizar a comunidade a oportunidade de conhecer o meio ambiente, aprender a conservar e proteger os recursos naturais, bem como usar conscientemente esse patrimônio ambiental.

O objetivo do projeto é inserir a temática ambiental no cotidiano de educadores, educandos, e do público em geral, bem como valorizar a atividade ecoprofissionalizante para jovens no Parque Villa-Lobos. O projeto é dividido em três módulos. O primeiro é direcionado aos visitantes do parque e promoverá ações, práticas e vivências, visando à alteração do padrão de relacionamento entre as pessoas e os ambientes urbanos. Os alunos da rede pública de ensino, entre 15 e 18 anos, foco do segundo módulo do projeto, poderão participar de capacitação voltada à compreensão de conceitos científicos e ao reconhecimento dos recursos naturais existentes nas localidades em que vivem. O terceiro módulo será direcionado à capacitação profissional, de jovens entre 18 e 24 anos em jardinagem, com orientação à promoção do conceito de desenvolvimento sustentável.

De acordo com Graziano, o Villa-Lobos está passando por uma reestruturação. “Estamos transformando o parque em vitrine da política ambiental do Estado de São Paulo e o Espaço Vida faz parte disso”, declarou. Segundo a gerente de projetos do Instituto Unibanco, Sonia Silva, o foco de trabalho da instituição é o público jovem. “Estamos apostando nesse espaço para que o jovem possa vivenciar o meio ambiente”, afirmou. Para o vice-presidente do Instituto Samuel Murgel Branco, e filho do professor, Fábio Cardinale Branco, a sustentabilidade precisa estar presente na atitude de cada indivíduo. “O desejo do instituto é que as pessoas sejam contaminadas, no bom sentido, pela questão ambiental”, finalizou.

Da Secretaria do Meio Ambiente