Revelando SP 2007: primeira etapa acontece dia 5 no Vale do Ribeira

Evento acontece entre os dias 5 e 10 de junho

qui, 31/05/2007 - 14h12 | Do Portal do Governo

Começa o Revelando São Paulo 2007: a primeira etapa será no Vale do Ribeira, entre os dias 5 e 10 de junho, quando cerca de 50 municípios da região irão apresentar a arte, o artesanato, a música, a dança e a culinária típica de cada comunidade. É um momento especial para todas as cidades envolvidas, pois seus representantes aproveitam o encontro para conhecer mais sobre a cultura das cidades vizinhas, comercializar os seus produtos e proporcionar momentos especiais aos visitantes.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, com produção e organização da organização social Abaçaí Cultura e Arte, Revelando São Paulo é uma das ações de maior alcance do Estado, pois ao mesmo tempo em que resgata a cultura de cada canto de São Paulo proporciona a valorização de cada participante e ainda estimula a cada ano outros moradores para o aprendizado das diversas artes ali reunidas.

Abrindo o Revelando São Paulo de Ribeira, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que ficará em Iguape durante a festa, já está sendo conduzida para a cidade-sede. A imagem da santa passa por Miracatu, Juquiá, Registro, Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Cananéia, Ilha Comprida, e finalmente chega ao seu destino no dia 5, quando será levada para a Basílica do Senhor Bom Jesus, com recepção da Banda Santa Cecília. Depois da cerimônia, a imagem será levada ao Centro de Eventos Casimiro Teixeira, local do evento.

Este é o terceiro ano concecutivo do Revelando São Paulo no Vale do Ribeira, cuja expectativa é atrair um público de cerca de 50 mil pessoas. Atrativos não faltam. Trata-se de uma região que preserva valores culturais extremamente ricos e diferenciados, além de abrigar riquezas ambientais capazes de atrair todos os anos turistas de todos os cantos do país e também do exterior. Outro diferencial local é a característica religiosa da região do Rio Ribeira. Iguape é um importante centro de peregrinos, que se dirigem anualmente à Basílica de Bom Jesus, que agora abrigará a imagem de Nª Sra. Aparecida.

A festa é, portanto, uma oportunidade de conhecer as mais importantes expressões artístico-culturais regionais como as romarias, fandangos, rodas de viola, danças típicas tradicionais, reiadas, o variadíssimo artesanato local, as peças feitas no tear, e ainda caminheiros, tropeiros, os doces e pratos característicos da terra.

Como destacou o diretor cultural da Abaçaí, e diretor artístico do Revelando São Paulo, Toninho Mendes, um dos diferenciais deste ano será o encontro de algumas das mais antigas bandas de procissão da região. Será no dia 7, com a participação de 19 bandas musicais e marciais, entre elas as de Iguape, Jacupiranga, Miracatu, Apiaí, Itanhaém, Peruíbe, Eldorado e Iporanga. No dia 8 um dos destaques será o IV Festival de Violas Brancas e Rabecas, eo IV Encontro de Fandangos.

Após o Revelando do Vale do Ribeira será realizado, em julho, a edição no Vale do Paraíba; ali os participantes estarão concentrados no Parque da Cidade. Na Capital, onde o projeto terá a sua 11ª edição, o mês escolhido é setembro, no Parque da Água Branca – onde se encontrarão boa parte dos participantes das duas edições realizadas anteriormente para mostrar o melhor da cultura do interior de São Paulo.

Da Secretaria da Educação