Releitura de peça de Chico Buarque destaca a condição do negro

Em cartaz em São Paulo, adaptação de “Gota d’Água” tem direção de Jé Oliveira, estudante de Ciências Sociais da USP

sex, 08/02/2019 - 17h29 | Do Portal do Governo

A peça de teatro Gota d’Água {PRETA} inicia a temporada no Itaú Cultural nesta sexta-feira (8). As apresentações do espetáculo que tem direção de Jé Oliveira, aluno do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), seguem nos dias 9, 10, 14 e 17 de fevereiro.

A apresentação, com entrada gratuita, é uma releitura da peça “Gota d’Água: Uma Tragédia Brasileira”, de Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes, de 1975. Jé Oliveira afirma que o desejo de adaptar a peça veio da possibilidade de pensar a complexidade política do País.

“O espetáculo contém essa reflexão, o que é muito triste, porque foi escrita em 1975 e é como se falasse da gente hoje”, diz. Além disso, o diretor vê que “existe uma grande possibilidade de várias personagens serem negras, principalmente Joana, porque ela é da umbanda e é pobre. Então tudo leva a crer, social e historicamente, que essa personagem é preta”.

Jé Oliveira conta que a graduação na USP contribui muito para sua capacidade de análise sociopolítica, e isso o ajudou a fazer a adaptação, prezando sempre pela coerência contextual.

Atualização

Gota d’Água {PRETA} – título intencionalmente escrito dessa forma, para enfatizar que se trata de uma releitura da obra de Chico Buarque – tem enfoque na ressignificação do texto original, de maneira a corrigi-lo e atualizá-lo, abordando temas que trazem a realidade negra à tona.

São discutidos assuntos como a ascensão social do negro, o feminismo, o papel da mulher, a corruptibilidade humana e tantas outras questões que dizem respeito não somente a pessoas negras, mas sim a toda a sociedade.

A história original é inspirada em Medeia, do poeta grego Eurípedes, e tem como uma das protagonistas Joana, moradora de um conjunto habitacional, mãe de dois filhos e ex-mulher do sambista Jasão. Juçara Marçal diz que resolveu aceitar o papel dessa mulher batalhadora e intensa por ser uma proposta irrecusável.

“No momento em que vivemos, no Brasil e no mundo, achei que viver Joana era um desafio que tinha que encarar – não só para mim como atriz, mas também como cidadã. A voz de Joana tem uma importância no cenário atual, e foi isso que me fez querer interpretá-la”, afirma.

Nesse contexto, são exploradas as relações humanas a partir de personagens representativas de suas camadas sociais, de acordo com seus costumes e crenças. Por falar em crenças, as religiões africanas estão bem representadas na peça: não somente na fé das personagens, mas também na música, que ajuda na ambientação e composição do universo recontado por Jé Oliveira. A peça inclui cantos do candomblé e da umbanda e danças típicas, com acompanhamento de tambores.

SERVIÇO

Exibição da peça Gota d’Água {PRETA}
Local: Itaú Cultural
Data: 8,9, 10, 14 e 17 de fevereiro
Endereço: Avenida Paulista, 149 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Observação: de quinta-feira a sábado, as sessões começam às 20 horas; no domingo, às 19 horas. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo. O espaço comporta 224 lugares e a peça contará com interpretação em libras.